Correio Feirense - O portal de Notícias de Feira de Santana - Bahia

OFERECIMENTO

Campeonato de karatê contempla mais de 80 alunos da Escola Mãe dos Humildes

Publicada em 29/11/2014 ás 00:53:02

Atletas premiados

 Por conta de o karatê ser uma arte marcial, um esporte e uma atividade física que educa o corpo e a mente dos seus praticantes, cerca de 80 estudantes da Escola Municipal Mãe dos Humildes vão participar da 13ª edição do Campeonato de Karatê Shotokan realizado neste domingo (30) pela Associação de karatê Shotokan do distrito. O evento, que começa no horário provável das 9 horas, no Clube Juca Eventos, vai contar também com a participação de atletas da própria academia e cerca de 200 de diversas outras. Entre elas, a Associação de karatê Budo Kai, e Clube de Karatê da comunidade do Fulô.

Para o presidente da associação organizadora Deobaldo Amorim dos Santos, a realização do campeonato já é tradicional no distrito e contar com a participação dos estudantes da Mãe dos Humildes é motivo de muita honra. “É um número grande de estudantes que estarão participando desse evento. Minha alegria consiste em saber que eles estão aprendendo que o karatê não é para atos de violência mas deve ser um instrumento de educação corporal e também do espírito por inspirar o equilíbrio emocional”, relatou o coordenador, que também é instrutor da criançada na escola.
Deobaldo é penta campeão baiano de karatê shotokan; campeão na categoria Comitê de karatê nacional e em junho passado, ele ficou em 5º lugar na classificação geral do Campeonato Brasileiro de Karatê, realizado em Brasília, Distrito Federal.
 
A alegria maior foi do menino Jonas Santos do Nascimento, 11 anos. Ao saber que vai participar do evento, ele não escondeu a felicidade. “Estou muito alegre porque o karatê é muito importante. Aqui na escola a gente aprende que a violência não resolve o problema, pelo contrário, cria mais problemas ainda e o karatê nos inspira a paz, melhora o nosso corpo e eu me sinto muito feliz praticando esse esporte”, disse Jonas, que é estudante do 5º ano do Ensino Fundamental, na Mãe dos Humildes.
 
Assim como Jonas, Joseane Ferreira Santos Barreto, 9 anos, estudante do 3º ano do Ensino fundamental da Escola mãe dos Humildes disse que o karatê se consolida como uma prática esportiva que desenvolve o corpo, a disciplina, melhora a concentração e a aprendizagem. “O karatê é um esporte que ajuda a meditar e conter a indisciplina", completou a professora Roza Angélica, coordenadora do Programa Mais Educação, que viabiliza a prática educativa na escola.
“Esperamos contar com o apoio de toda a sociedade para prestigiar essa brilhante iniciativa que integra escola versus comunidade. Entendo que a prática educativa não pode estar desvinculada do contexto de vida do estudante. A escola só faz sentido se valorizar o perfil do estudante por inteiro e é isto que fazemos aqui na Mãe dos Humildes”, justificou e convidou o professor Reginaldo da Silva Santos, coordenador pedagógico da unidade de ensino.
 
Autor/ Créditos: Jorge Magalhães

 

Leia Também