Correio Feirense - O portal de Notícias de Feira de Santana - Bahia

Feira de Santana Segunda , 22 de Maio de 2017
OFERECIMENTO

Dia do Assistente Social comemorado com palestra e homenagens

Publicada em 16/05/2017 ás 18:50:37

Dia do Assistente Social

 Um dia sagrado. Foi assim que o vereador Cadmiel Mascarenhas Pereira classificou o 15 de maio, durante pronunciamento na sessão solene comemorativa da data dedicada ao assistente social, realizada pela Câmara Municipal. Diante do plenário e da galeria lotados, oito profissionais foram homenageadas com certificados entregues pelos vereadores presentes.


Cadmiel Pereira falou sobre a importância da categoria, cujos profissionais de excelência são fundamentais para as políticas públicas sociais, conforme destacou. “O assistente social é um agente transformador e merece o nosso reconhecimento, disse o vereador. Segundo ele, a Assistência social é firmada nos pilares da solidariedade, misericórdia e respeito ao próximo.


Os avanços da profissão, bem como as necessidades que ainda persistem, foram questões abordadas pela palestrante Bruna Chahoud Bastos. “Antigamente eram as igrejas que prestavam assistência e até hoje muita gente atrela nossa profissão à caridade, à benesse”, afirmou. As mudanças vieram e houve uma ruptura com o conservadorismo.


Apesar das novas bases para a prática profissional, a autonomia adquirida e conquistas como as 30 horas semanais sem prejuízo salarial,a necessidade de um piso salarial e um plano de cargos e salários ainda é real. “É uma profissão de risco”, ressaltou Bruna Chahoud, ao falar da atuação do assistente social como mediadora efetivação dos direitos das pessoas.


O deputado estadual Targino Machado também cumprimentou as assistentes sociais presentes à solenidade, citando nominalmente todas as homenageadas e fazendo menção especial à vereadora Gerusa Sampaio, que faz parte da categoria. “Se tempo eu ainda tivesse faria o curso de Serviço Social”, disse o parlamentar, que também questionou as conquistas obtidas pelos profissionais da área nos últimos anos.


Durante a sessão solene foram homenageadas as assistentes sociais Maria Bernadete de Almeida Menezes, Maria Aparecida Dantas, Giselle Carvalho de Moraes, Luize Nunes Arapiraca Amorim, Kenia Lorena Suzart de Freitas Melo, Ione Montenegro Mansur de Carvalho e Cacilda Nogueira Braz, que representou a secretária municipal de Saúde Denise Mascarenhas.


A mesa de honra da solenidade foi composta pelo vereador Isaías dos Santos, 3º vice-presidente do Legislativo no exercício da presidência; o vice-prefeito do município Colbert Martins Filho, representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho; a coordenadora do CREAS Maria Régis Ferreira, Bruna Chahoud Bastos, palestrante da noite; e o deputado estadual Targino Machado.
 

Autor/ Créditos: Jorge Magalhães