Correio Feirense - O portal de Notícias de Feira de Santana - Bahia

OFERECIMENTO

Comissão de Saúde da Câmara pede apoio do MP-BA em favor da Casa de Saúde Santana

Publicada em 30/05/2017 ás 16:16:33

Comissão de Saú

Após ter sido interditada na tarde desta segunda-feira (29/05), pelo serviço de Vigilância do Núcleo Regional de Saúde (NRS), o Hospital Casa de Saúde Santana foi inspecionado na manhã desta terça-feira (30/05), pela comissão de saúde da Câmara de vereadores de Feira de Santana.


A inspeção na unidade saúde foi presidida pelo vereador Cadmiel Pereira (PSC), que foi ao local acompanhado dos vereadores: Luiz Ferreira Dias (Luiz da Feira), Zé Curuca e do procurador da Casa da Cidadania, Magno Felzemburgh.


Após inspecionarem o hospital, que teve o centro cirúrgico, a lavandaria e a farmácia interditados, a comissão seguiu para o núcleo regional de saúde, para saberem quis foram os motivos para que a unidade hospitalar fosse interditada pelo órgão.


As explicações e as razões para essa ação do NRS foram apresentadas aos representantes da comissão, pelo diretor do núcleo Edy Gomes. De posse de um relatório com mais de dez páginas, Edy Gomes disse que em setembro de 2016 o setor de fisioterapia já havia sido interditado. “Desta vez a nossa equipe sugeriu e nós acatamos a interdição de alguns pontos considerados críticos da unidade", disse.


Edy Gomes informou que foi preciso interditar o centro cirúrgico, a lavanderia, o setor de nutrição e o centro de material esterilizado. O diretor disse também que a unidade já vinha sendo monitorado desde 2011 e aos poucos vinha demonstrando aspectos de não conformidade em seu funcionamento.


Ele citou também que a equipe de vigilância observou problemas sérios de infraestrutura e de equipamentos em condições precárias. "Encontramos equipamentos oxidados, falta de barreira biológica entre outras situações que oferecem riscos aos pacientes", afirmou. O diretor do NRS disse que manteve a enfermaria e o laboratório em funcionamento porque havia pacientes.


Cadmiel e os demais vereadores deixaram o prédio do NRS e seguiram para Ministério Público da Bahia (MP-BA) e pediram apoio do orgão, para buscar uma forma de solucionar o problema.


“A Casa de Saúde Santana é uma unidade onde centenas de pessoas são atendidas por mês, temos que ter o cuidado para que esses pacientes não sejam os prejudicados com essa ação. O que estiver ao alcance da Comissão de Saúde da Câmara vai ser feito, porem obedecendo alguns critérios que são fundamentais para o funcionamento da unidade”, afirmou Cadmiel.


Após as visitas, a Comissão entregará ao presidente Ronny os relatórios dos encontros, bem como os recebidos pela unidade hospitalar e o órgão fiscalizador, fazendo as devidas provocações ao Ministério Público. “Esperamos que após a provocação o MP possa tomar as devidas providências e que o caso seja solucionado o mais rápido possível, pois quando acontece algo desta natureza apenas a população é prejudicada. A Comissão entende que o que estiver errado deve ser corrigido, que deve-se prezar sempre pelo bem estar das pessoas”, pontuou o presidente da Comissão, Cadmiel Pereira.
 

Autor/ Créditos: Jorge Magalh�es

 

Leia Também