Correio Feirense - O portal de Notícias de Feira de Santana - Bahia

OFERECIMENTO

"SAMU 192 mais perto de você": Estudantes e professores aprendem a salvar vidas

Publicada em 06/06/2017 ás 18:56:49

Sanu nas escolas

 A pequena Mirela, de apenas 10 anos, viu a irmã passar mal e não pôde dar os primeiro socorros. “Fiquei agoniada. Não sabia o que fazer. Só lembrei de ligar para o SAMU”, explica. Situação parecida passou a professora Vera Lúcia Silva. “Passava pela rua e um homem agonizava. Nem eu e nem ninguém soube o que fazer”, lembra.

Tanto Mirela quanto Vera Lúcia enfrentaram uma situação comum. Noções de primeiros socorros, embora sejam fundamentais para evitar mortes, não são dominadas por muita gente.
Justamente com o objetivo de amenizar esta carência de conhecimento, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) desenvolve o projeto de capacitação sobre primeiros socorros, o “SAMU 192 mais perto de você”. Na manhã desta terça-feira, 6, professores e alunos da Escola Municipal Geraldo Dias de Souza, no distrito de Humildes, foram visitados por profissionais de saúde e estudantes do curso de enfermagem de faculdades de Feira de Santana.
 
A ideia principal é ensinar como agir antes da chegada dos profissionais do SAMU, e também quando as pessoas devem solicitar o serviço. “São orientações que certamente serão de grande valia para todos que participarem. Além disso, essas pessoas aqui orientadas poderão multiplicar informação e fazer com que essas noções básicas cheguem a um número maior de pessoas da comunidade”, destaca Maiza Macedo, coordenadora do SAMU.
OUTROS DISTRITOS
A capacitação envolve palestra sobre primeiros socorros a vítimas de acidentes e até mesmo de um infarto. “Ter uma pessoa capacitada no local de um acidente ou próxima a uma vítima de mal estar, por exemplo, pode fazer toda a diferença entre a vida e a morte”, enfatiza Maiza.
O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. De acordo com a coordenadora pedagógica da Seduc, Adriana Simões, a parceria com o SAMU será importante para o cotidiano das escolas. “Situações acontecem nas escolas envolvendo estudantes e funcionários, e com esta qualificação teremos pessoas capacitadas a prestar, ao menos, os primeiros socorros. Vidas podem ser salvas”, destaca Adriana.
 
Ainda em Humildes o projeto será levado a outras pessoas da comunidade, em data e local a serem definidos. O “SAMU 192 mais perto de você” vai contemplar outros distritos. Depois de Humildes, o projeto será levado para Jaíba.
Autor/ Créditos: Jorge Magalhães

 

Leia Também