Correio Feirense - O portal de Notícias de Feira de Santana - Bahia

OFERECIMENTO

Mais de 60 propostas votadas na IX Conferência Municipal de Saúde

Publicada em 29/06/2017 ás 10:40:06

Conferência de Sa

 Fortalecer a saúde pública em Feira de Santana foi o objetivo da IX Conferência Municipal de Saúde realizada na tarde desta terça-feira, 27, no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, da Secretaria de Saúde.

Durante o encontro, cujo tema foi “Panejar é necessário”, os participantes representados por profissionais de saúde, gestores e usuários escolheram as propostas apresentadas nas Pré-conferências que irão compor o Plano Municipal de Saúde.
 
Mais de 60 propostas foram votadas, entre essas estão a reforma das policlínicas, o fortalecimento de ações de saúde, e a ampliação da prevenção de agravos e promoção da saúde do trabalhador em Feira de Santana.
A secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, que compôs a mesa de abertura, afirmou que o Plano Municipal de Saúde vai nortear as ações nos próximos quatro anos, atendendo as necessidades da população e dentro das condições da própria gestão em executá-las.
 
O plano é um instrumento de gestão composto por blocos: Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica e Gestão.
 
“A confecção desse plano é um trabalho de gestão dentro da legalidade do SUS”, afirmou Denise Mascarenhas. A secretária de Saúde acrescenta que esse “é um momento de avaliar o sistema geral de saúde”.
A conferência foi aberta por Yaná Freitas, funcionária do setor de Planejamento, que norteou os ouvintes e delegados sobre a importância da votação, e a estrutura do Plano Municipal de Saúde que sintetiza as propostas.
 
A Conferência Municipal de Saúde acontece a cada quatro anos, sempre no primeiro ano de governo. Através dela é possível a avaliação dos serviços municipais de saúde, além da sugestão de melhorias e confecção de novas diretrizes para a política de saúde.
 
Autor/ Créditos: Jorge Magalh�es

 

Leia Também