Correio Feirense - O portal de Notícias de Feira de Santana - Bahia

OFERECIMENTO

Enfermeiros protestam no centro de Feira de Santana em defesa do SUS

Publicada em 19/10/2017 ás 12:32:59

Manifestação

 Enfermeiras e enfermeiros de Feira de Santana e de cidades circunvizinhas se uniram em frente ao “Passo Municipal”, na manhã desta quinta-feira (19), para protestar em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

Representantes do Sindicato dos Enfermeiros, do Conselho de Enfermagem e da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) participam do ato. Os manifestantes se concentraram em frente a Prefeitura e depois saíram em passeata pelas ruas do centro da cidade.
A categoria está reivindicando o direito de realizar procedimentos da atenção básica que estão sendo ameaçados por uma ação judicial movida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O presidente da Aben em Feira de Santana, Anderson Reis explicou que a entidade é contrária a liminar e a favor da população brasileira. Para ele, a decisão judicial fere os direitos constitucionais.
 
Esta semana, o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região acatou recurso contra a liminar da 20ª Vara Cível do Distrito Federal, que impedia a requisição de exames por enfermeiros, prejudicando o atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A liminar está suspensa até o julgamento do mérito do processo.
A delegada do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia – Delegacia de Feira de Santana, Cristiane Gusmão, disse que a preocupação da categoria não é relacionada à demissões, mas no que refere-se ao Conselho Federal de Medicina, que não tem o direito de intervir no Conselho Federal de Enfermagem.
 
"São entidades de categorias diferentes, mas com o mesmo peso perante a justiça. Nós somos duas autarquias. O Conselho Federal de Medicina pede para a União restringir as ações dos enfermeiros. A gente trabalha com protocolos na atenção básica há mais de 20 anos em alguns programas. A gente faz encaminhamentos. O enfermeiro é habilitado tecnicamente e cientificamente. Quem define qual é a função do enfermeiro é o Conselho Federal de Enfermagem. A ação do Conselho Federal de Medicina é contra a União. O juiz acatou inicialmente dando a liminar. A liminar foi suspensa, mas a ação judicial continua”, relatou.
Autor/ Créditos: Jorge Magalhães

 

Leia Também