Correio Feirense - O portal de Notícias de Feira de Santana - Bahia

OFERECIMENTO

Casos de HIV em Feira de Santana crescem 26 por cento em 2017

Publicada em 20/10/2017 ás 15:57:01

Teste HIV

 Até setembro, em Feira de Santana, o número de pessoas que descobriu estar com o vírus HIV no organismo cresceu 26% em relação ao ano passado, quando os mesmos períodos são comparados: respectivamente, 207 e 261.

Em todo o ano passado, foram registrados 280 novos casos – faltando três meses para o final do ano, a diferença é pouco maior que 10%. Em 2017 a média mensal de novos diagnósticos no município chegou a 29, sendo que 70% são pessoas do sexo masculino, maioria entre 20 e 30 anos.
 
As autoridades do setor dizem que o aumento nos números de casos de HIV – que se não devidamente tratado leva à aids, que é letal, está relacionado a não prevenção durante a relação sexual: os jovens – maioria entre os infectados - não estão usando preservativo.
 
O tratamento é totalmente gratuito e pode ser iniciado imediatamente após o diagnóstico, assim a pessoa deseje. O coquetel de medicamentos oferecem qualidade de vida aos pacientes, que estão vivendo mais e melhor.
 
O Serviço de Assistência Especializado do Centro de Referência Municipal DST/HIV/aids encaminham estas pessoas para serem atendidas por uma equipe formada por infectologista, enfermeiro, assistente social, odontologia, entre outros profissionais.
 
No Centro de Testagem e Aconselhamento são realizados exames onde estas pessoas conhecem seus status sorológicos. No dia 1º de dezembro é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.
 
Autor/ Créditos: Jorge Magalhães

 

Leia Também