Correio Feirense - O portal de Notícias de Feira de Santana - Bahia

OFERECIMENTO

Palestras e homenagens marcam Dia do Servidor Municipal

Publicada em 31/10/2017 ás 07:47:58

Sessão na Câmar

 Servir com competência/É a condição máxima/Para exercer uma função/Com qualidade e perfeição. Com os versos de Lélia Fernandes, o professor José Raimundo Pereira de Azevêdo iniciou uma rica palestra sobre o papel do servidor na administração pública ao longo do tempo, em níveis municipal, estadual e federal, na noite desta segunda-feira (30), durante a sessão solene comemorativa do Dia do Servidor Público.

“A ética, a eficiência o respeito e a cordialidade são obrigações de todas as pessoas que trabalham para o bem comum”, destacou o palestrante, que já foi prefeito e Feira de Santana e vereador, acrescentando que o servidor público não trabalha para o governo, mas para a população. José Raimundo admitiu que alguns servidores não cumprem bem as suas funções. “Há muita burocracia, o serviço é lento e deixa a desejar”, afirmou.
 
José Raimundo lembrou que o Dia do Servidor Público surgiu através do Conselho Federal do Serviço Público Civil, por conta da criação de leis que regem os direitos e deveres da categoria – Decreto Lei 1.713, de 28 de outubro de 1939. Mas a oficialização da data só ocorreu em 1990, por meio do artigo 236 da Lei 8.112. Ele explicou ainda que existem várias áreas no serviço público: prefeituras, escolas, hospitais e repartições públicas de modo geral.
 
O médico, professor e ex-vereador João Batista Cerqueira também fez uma saudação especial aos servidores e disse se emocionar sempre que vai à tribuna da Casa da Cidadania, devido às lembranças do exercício do mandato. Ele falou sobre a função do funcionalismo público para a sociedade e fez uma homenagem especial a José Raimundo, “servidor que honra Feira de Santana e é digno por todos os títulos e história de vida”, conforme ressaltou.
 
Mas a saudação oficial da sessão solene foi o vereador Luiz Augusto de Jesus. “Em qualquer ambiente de trabalho, seja em uma empresa ou no poder público, o que há de mais valioso é o ser humano. No serviço público é ainda mais”, afirmou o vereador, ao defender a realização de cursos e treinamentos para que os servidores executem melhor as suas tarefas. Para Luiz Augusto, valorizar o serviço público é fundamental para a melhoria do atendimento à população.
 
A homenageada da noite foi Eliana Mara Assunção Rocha Costa, servidora há 32 anos, sendo 25 na Câmara Municipal, agradeceu a indicação destacando o perfil dos funcionários da casa, que segundo ela são diferenciados. “Estamos aqui para servir, atender bem o povo que paga o nosso salário”, disse, destacando que executar as tarefas com dedicação é o caminho para mudar o quadro em que o país se encontra. Eliana também é graduada em Direito.
 
Ao encerrar a sessão, o presidente do Legislativo José Carneiro Rocha, que conduziu os trabalhos, também falou sobre o papel do servidor como um elo entre o cidadão e o poder público. “É ele que tem a obrigação de resolver e cuidar das demandas dos indivíduos que pagam impostos, Servir é a sua tarefa diária”, frisou. Registrando a data comemorativa, ele expressou “todo o respeito por nossos servidores, que se dedicam a construir o dia a dia da Casa da Cidadania”.
 
Carneiro compôs a mesa da solenidade ao lado do secretário municipal de Administração João Marinho Gomes Júnior, que representou o prefeito José Ronaldo de Carvalho; procurador geral do Município Cleudson Santos; professor José Raimundo Pereira de Azevêdo; médico João Batista Cerqueira, deputado estadual Carlos Geilson; e a servidora homenageada. Presentes ainda os deputados estaduais Ângelo Almeida e José de Arimatéia.
Autor/ Créditos: Redação

 

Leia Também