Depois de escutar o anúncio no rádio, Melque Almeida reservou algumas horas da manhã desta terça-feira (1º) para participar do mutirão Feira Faz Mais pra Você, realizado pela Prefeitura, no bairro Rua Nova. Acompanhado pelos dois filhos, a pequena Gabriele, de três anos, e o Gabriel, de sete, a primeira parada foi no estande da Secretaria Municipal de Educação (Seduc).
“A movimentação no estande chamou a minha atenção desde a hora que nós chegamos, por causa da quantidade de crianças interagindo aqui. Isso é muito interessante. Dá pra ver que tem muita coisa bacana nas escolas municipais e ações como essas são oportunidades de aproximar a população do trabalho que é realizado pela prefeitura. É justamente isso que a comunidade precisa”.
Assim como Melque, quem passou pela praça Dona Pomba, nesta terça-feira, pôde participar das ações promovidas pela Seduc, em conjunto com outras secretarias municipais.
A biblioteca itinerante com contação de histórias, a pintura facial, a arte em papel e as artes pedagógicas tornaram o espaço ainda mais lúdico e divertido.
Para Ana Clara Cerqueira, estudante do terceiro ano da Escola Luís Alberto da Associação União e Força, a programação extraclasse é sempre algo interessante. “Aprender fica mais legal ainda quando os alunos saem da escola e vão para outros lugares”, considera.
A secretária Anaci Paim ressaltou que a proposta é mostrar à comunidade da Rua Nova o que é desenvolvido nas escolas, dentro e fora de sala de aula. "Trouxemos, inclusive, professores e estudantes das unidades escolares aqui do bairro mesmo para fortalecer ainda mais esta dinâmica e pretendemos intensificar ainda mais a nossa participação”, explicou.
O Núcleo de Tecnologia Educacionais (Nutec) da Seduc realizou atividades com os chromebooks - computadores portáteis utilizados em sala de aula. Os recursos dos laboratórios de Ciências e Matemática também estiveram disponíveis para jogos lúdicos.
Além disso, a equipe da Busca Ativa Escolar, que possibilita a reintegração do estudante que tenha abandonado a unidade de ensino ou não mantenha nenhum tipo de contato com a instituição por qualquer que seja o motivo, esteve de plantão para atendimento à população.
Os estudantes de escolas municipais que participaram do mutirão também aproveitaram para conferir a programação dos stands das outras secretarias, com direito a orientações sobre o trânsito, dança, dicas de sustentabilidade e muito mais.
Mín. 20° Máx. 28°