O Conselho Municipal de Turismo se reuniu na tarde desta quinta-feira (3) para discutir, em conjunto com o Trade Turístico da cidade, estratégias para o pleno desenvolvimento do turismo e para elaboração do Plano Municipal de Turismo, que está sendo realizado pelo município através de convênio com o SEBRAE. O encontro ocorreu na Associação Comercial de Feira de Santana (ACEFS).
Segundo o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), Wilson Falcão, o intuito é ampliar o conceito de turismo dentro do município. A partir dos tópicos debatidos, as próximas etapas terão como objetivo traçar um planejamento para colocar Feira no patamar turístico nacional.
“Nosso intuito é darmos outra dimensão de turismo à Feira. Entendemos que temos condição de transformar o cenário de Feira em um turismo de eventos, que ocorre durante todo o ano no Brasil inteiro, seja para médicos, engenheiros, psicólogos, etc. Assim, essas pessoas vêm para cá com disposição de conhecer, pois Feira é a porta do sertão da Bahia e do Brasil”, afirma o secretário.
Ainda, o secretário também pontua o incentivo ao “turismo de compras”. Segundo ele, antigamente, era comum pessoas saírem do território para fazer compras no Paraguai ou cidades como São Paulo, contudo, é possível usufruir do comércio feirense.
A Governança Territorial — o trabalho conjunto de diferentes atores e instituições na tomada de decisões sobre o uso e desenvolvimento sustentável do espaço geográfico — foi um dos temas discutidos, a partir de palestra ministrada pelo advogado Guga Cruz.
“Isso tem uma conexão total com o Plano de Turismo, quando falamos em Governança Territorial, estamos pensando em um modelo de gestão compartilhada. Isto é, uma governança participativa que envolve os cidadãos, empresariado, o terceiro setor e a municipalidade, para decidir os rumos do turismo da cidade. Ou seja, colocamos todos os que afetam e são afetados neste negócio para decidirem a melhor forma de definir o que é melhor para a cidade”, explica o advogado.
A partir do modelo de Governança Territorial, com escuta ativa dos integrantes que integram o Trade Turístico da cidade, é elaborado o Plano de Turismo. Conforme a consultora do plano de turismo, Victória Leão, é importante que todos contribuam com a pauta, inclusive a sociedade civil.
“Estamos na fase de sugestão de programa e projetos, então é importante ouvir, de diversas representações da sociedade, o que essas tem para sugerir como ponto de melhoria e como enxergam o futuro para 8 ou 10 anos”, esclarece a consultora.
Os encontros do Plano Municipal de Turismo são divulgados com antecedência nos veículos de comunicação do município.
Mín. 21° Máx. 37°