Durante esta semana, os professores que atuam na Educação Infantil da rede municipal estão participando da Formação Continuada com o tema “Educação Especial na perspectiva inclusiva para os docentes da Educação Infantil”. Os encontros formativos seguem até sexta-feira (9), no Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva.
Os profissionais estão sendo orientados sobre integração do estudante, serviços do Centro de Educação Inclusiva, processos de aprendizagem, sala de recursos e debatendo estudos de caso. Segundo Talyta Adele Meirelles, psicopedagoga do Centro e formadora, além do compartilhamento de conhecimento, é um momento importante para socialização entre os profissionais da Educação Municipal.
“A formação tem o objetivo de instrumentalizar e preparar esses profissionais para uma ação pedagógica mais segura quanto à inclusão de crianças com algum tipo de deficiência. Durante os encontros estamos em contato com grupos menores, isso possibilita conhecer as diversas realidades mais de perto e pensar a inclusão de forma mais específica”, disse.
A professora Camila Peixinho, da Escola Municipal Dois de Julho (Jaíba), afirma que adquirir conhecimento é um processo contínuo para qualquer profissional da educação.
“As crianças são plurais, elas não são únicas dentro da sala de aula, então cada um tem uma especificidade e a gente precisa estar pronto para esse trabalho e para recebê-las, seja uma criança com deficiência ou não. Ainda que seja um trabalho inicial durante as formações, faz toda a diferença no dia a dia”, pontuou.
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