Refeição, banho e roupa lavada. Uma palavra que conforta e acolhe. De segunda a sexta-feira, pessoas em situação de vulnerabilidade social batem à porta do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop) Elisabeth Gomes Martins, onde recebem assistência social e promoção à saúde.
São pessoas com históricos de vida diferentes, que vivem nas ruas, algumas são dependentes do álcool e substâncias psicoativas. Chegam ao Centro Pop por demanda espontânea ou são encaminhadas pelas equipes de abordagem social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Instalado na área do Centro de Abastecimento, o Centro Pop completou 12 anos [em 11 de agosto] promovendo em Feira de Santana a qualidade de vida, dignidade, o resgate à cidadania e a reinserção deste público no convívio familiar, restaurando os elos rompidos.
“Nosso principal foco é a garantia dos direitos e a reinserção familiar", afirma a coordenadora, Alane Alexandre Rocha. Ela explica que por meio do acolhimento, os demandantes são encaminhados a serviços de saúde, assistência social e previdência.
No local atua uma equipe multidisciplinar, composta por assistente social, psicólogo, advogado, pedagogo, nutricionista e orientadores sociais.
"É um equipamento da assistência social usado para criação de vínculos e reconstrução de cidadania, bem como o fortalecimento de recursos para superação da violação dos direitos da pessoa em situação de rua", frisa a coordenadora.
Os serviços disponibilizados pelo Centro Pop são atendimentos com a equipe técnica para escuta qualificada, alimentação (almoço e lanche), guarda de pertences, lavanderia, área de higiene pessoal, encaminhamentos para retirada de documentação civil, benefícios eventuais, entre outros.
PROGRAMAÇÃO
Para marcar o aniversário do Centro Pop Rua, haverá uma programação especial nesta sexta-feira (25). Confira:
9h - Abertura
9h30 - Alongamento e cortes de cabelo
10h30 - Música ao vivo
12h - Almoço
14h - Roda de capoeira
Mín. 21° Máx. 37°