A prática de atividade física ajuda no desenvolvimento da autoestima e do bem estar, principalmente para o público da terceira idade. Através do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF-16), cerca de 60 idosos são acompanhados por uma educadora física e fisioterapeuta, com apoio de assistente social, psicólogo e nutricionista, para a melhoria da qualidade de vida.
O grupo se diverte com danças, alongamento e exercício terapêutico. A dona de casa Jozenilda Dias, é uma participante fiel e não perde nenhum dia de atividade.
“Desde que comecei a frequentar as atividades, sinto mais disposição para fazer as coisas em casa, com a energia lá em cima. Mas se deixar eu fico o dia todo dançando porque essa sensação me faz tão bem”, relatou.
Na avaliação da fisioterapeuta Flávia Borges as atividades desenvolvem as funcionalidades dos idosos para que possam fazer movimentos sem dores.
A educadora física Mariana Andrade destacou a importância das atividades que promovem o bem-estar e estimulam na melhoria da saúde mental dos idosos.
“Através da diversão estamos ajudando a combater a tristeza e a depressão, além de elevar o sentimento de felicidade e a autoestima”, ressaltou.
Para participar do projeto, a pessoa passa por uma avaliação com fisioterapeuta e educador físico. Também é necessário que compareça com cartão do SUS, caderneta de vacinação e documentos pessoais nas Unidades de Saúde da Família (USFs) Liberdade I, II e III, Feira 7 I e II ou Sítio Matias.
Os encontros são realizados na Igreja de Santa Terezinha, na rua Rua A, no Bairro Feira 7. As atividades são escalonadas durante a semana: segunda-feira (dança), terça-feira (exercício terapêutico) e quinta-feira (exercício de força).
Mín. 21° Máx. 37°