O projeto "Respira Jacuípe" está prestes a chegar à sua etapa final, representando um marco importante na educação ambiental de Feira de Santana e região. O principal objetivo do projeto é capacitar os professores para que se tornem disseminadores do conhecimento sobre a preservação da bacia do Jacuípe, capacitando as crianças a se tornarem multiplicadoras dessas informações cruciais.
O projeto foi cuidadosamente planejado e executado em seis etapas bem definidas. Inicialmente, incluiu visitas técnicas para proporcionar um conhecimento prático da realidade da bacia do Jacuípe. Em seguida, os professores participaram de um curso de formação abrangente que os equipou com as ferramentas necessárias para abordar questões ambientais de maneira eficaz em sala de aula.
Uma das realizações notáveis do projeto foi a produção de cartilhas educacionais personalizadas, que serão um recurso valioso nas escolas da região. Essas cartilhas foram cuidadosamente elaboradas para tornar o aprendizado sobre a preservação da bacia do Jacuípe envolvente e acessível para os alunos.
A etapa final deste projeto será implementada nas escolas municipais Acioly Silva Araújo e João Marinho Falcão, nas datas programadas de 3 e 5 de outubro, embora possa haver ajustes nas datas.
Josineia Santos, coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, enfatiza a importância deste trabalho. "Este trabalho é extremamente relevante, pois precisamos abordar a preservação dos nossos recursos hídricos e garantir que os estudantes compreendam seu papel como protagonistas nessa luta pela preservação das nossas bacias".
As professoras Edlaine Carvalho e Hannah Costa Almado, destacam o entusiasmo para colocar em prática o que aprenderam. "Foi gratificante poder participar, pois foi um projeto enriquecedor onde construímos novos conhecimentos, novas abordagens para as crianças. E para nós mesmos, obtivemos um novo olhar sobre a nossa cidade, aprendendo a valorizar ainda mais o que já temos", pontuou Edlaine.
Hannan Almado ressalta que o "Respira Jacuípe" não apenas representa uma iniciativa educacional inovadora, mas também um passo crucial em direção à preservação ambiental, capacitando as gerações futuras a se tornarem guardiões ativos do meio ambiente local. "Este projeto ilustra como a educação pode ser uma força motriz para a mudança positiva e sustentável em nossas comunidades", observou.
Mín. 21° Máx. 37°