Os pacientes de Feira de Santana que precisam realizar tratamento médico por meio do SUS em outras cidades têm a garantia do transporte gratuito disponibilizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD) transportou só este ano, 6.880 pessoas que necessitam receber atendimento especializado.
A aposentada Jucelia de Jesus Santos faz tratamento para fibromialgia e que se sente acolhida por ter a assistência assegurada pelo serviço disponibilizado pela Prefeitura.
“Há três anos sou paciente do TFD que é um serviço de qualidade e ágil. Se não fosse esse transporte eu não teria condições de fazer o tratamento devido o custo com o deslocamento”, relatou.
As principais solicitações de transporte são para realizar exames de radioterapia e quimioterapia; hemodiálise pediátrica e demandas de pacientes com microcefalia, osteogênese imperfeita, doença de Crohn, doença do miocárdio severa e paralisia cerebral.
A autorização do serviço é concedida através da comprovação da marcação de consulta e/ou exame na clínica ou hospital de tratamento. A liberação de acompanhante para viagem também pode ser feita mediante justificativa detalhada pelo médico que assina o laudo.
O agendamento da viagem é feito pessoalmente no setor, que fica na sede da SMS – na avenida Governador João Durval Carneiro. O atendimento é das 7h às 17h e o paciente deve comparecer com os documentos pessoais e algum comprovante do agendamento da consulta, como cartão.
Após a marcação, a viagem precisa ser confirmada, um dia antes do embarque, através do telefone (75) 3612-6637, que funciona também como WhatsApp. Caso haja imprevisto, informar ao setor com antecedência. A não confirmação da viagem implica no cancelamento.
O TFD disponibiliza quatro ônibus, quatro ambulâncias e dois carros para atender as demandas dos pacientes que necessitam receber atendimento especializado em outros municípios.
O local de embarque dos ônibus fica no Terminal Central, na plataforma "D", com horário de saída às 6h da manhã, sendo que o paciente deve chegar com 20 minutos de antecedência.
É importante ressaltar que o TFD não realiza agendamento de viagens para triagem, buscar resultados de exames, marcar consulta, atendimentos particulares e/ou convênios, visitar pacientes internados ou doações de sangue.
Mín. 21° Máx. 37°