Feira de Santana comemora 190 anos de emancipação política na próxima segunda-feira (18). A cidade, que é o maior polo comercial e de serviços do interior do norte-nordeste do Brasil, tem muito a comemorar. Mesmo no período mais crítico da pandemia da Covid-19, o PIB feirense teve um crescimento de mais de 3%.
No setor de Comércio e Serviços, Feira de Santana teve em 2020 o maior PIB do interior do norte-nordeste do país, ultrapassando R$ 7 bilhões (7.784.906,71). Para o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Wilson Falcão, a localização logística privilegiada da cidade desempenha um papel fundamental no seu crescimento contínuo.
"Feira de Santana sempre foi uma cidade comercial. Da cidade comercial que ela se transformou em toda essa pujança. Seja na área industrial, na área de serviços ou na pecuária. Feira está crescendo continuamente porque nós estamos em uma posição estratégica, logística, talvez a melhor do país", afirmou.
Wilson Falcão assumiu a Secretaria há 60 dias e, desde então, tem trabalhado para gerar emprego e renda para a população, além de fortalecer o comércio regional.
"Estamos visitando diariamente todos os estabelecimentos que fazem parte do complexo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O prefeito nos cobra que a Secretária saia do papel e vá para a rua. Estamos em uma luta grande para não perder oportunidades, buscando reinventar a economia nesse momento, abertos para o desenvolvimento", contou.
De acordo com o secretário, Feira de Santana não é mais apenas uma cidade dormitório para Salvador. A cidade oferece serviços e atendimento médico de qualidade, além de uma variedade de opções gastronômicas.
"Se precisarmos de atendimento médico, seja para os moradores locais ou para aqueles que vêm de cidades próximas, não é mais necessário ir a Salvador, pois aqui temos clínicas de excelência na cidade. Seja na área cardiológica, seja na área de hematologia", disse.
Para atrair novas empresas para a cidade, a prefeitura oferece incentivos fiscais e presta suporte às empresas já estabelecidas.
"A Prefeitura oferece incentivos fiscais para empresários que desejam estabelecer suas indústrias e logísticas em nossa cidade. O prefeito, numa preocupação constante com o pequeno e médio empresário, fechou um convênio com o Sebrae para desenvolvimento de oportunidades e treinamento para essas empresas", explicou.
Para estimular o desenvolvimento e a inovação, Feira de Santana abraçou a cultura do Hackathon. "Estamos promovendo o Hackathon, uma cultura que gera novas ideias para impulsionar a economia e a segurança do município", concluiu Wilson Falcão.
Fotos: Jorge Magalhães
Mín. 21° Máx. 37°