O cuidado com a saúde mental foi tema da palestra realizada pela equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Panorama III para os pacientes que aguardam na recepção do local. A ação educativa realizada nesta quarta-feira (27), faz parte da campanha Setembro Amarelo, promovida pela Prefeitura de Feira de Santana.
Segundo a enfermeira da unidade, Nazareth Cruz, trabalhar a prevenção e falar sobre a necessidade da atenção com as questões psicológicas é a melhor forma de evitar o suicídio. “Não devemos ter vergonha de pedir ajuda. Hoje, falamos sobre os sinais de isolamento, a importância de ter um lazer, da atividade física e também do acompanhamento com um profissional especializado”, ressaltou.
Segundo a coordenadora da atenção básica, Helen Costa, o trabalho de prevenção ao suicídio na rede municipal é feito de forma constante durante todo o ano. “Temos um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) que presta o suporte psicológico e além disso, ofertamos a telepsicologia que trata-se do atendimento virtual”, pontuou.
Locais com atendimento psicológico
Pessoas com casos leves podem receber atendimento, de forma gratuita, por meio da telepsicologia. As consultas virtuais são realizadas mediante agendamento prévio no site da Prefeitura. Os menores de 18 anos são permitidos apenas com a presença de um adulto responsável no momento da primeira consulta.
Em casos moderados, o atendimento é feito no Ambulatório Municipal de Saúde Mental. Já os pacientes que possuem diagnósticos severos e persistentes são cuidados pelas equipes do CAPS que prestam suporte especializado a mais de 42 mil pessoas que apresentam diferentes transtornos mentais, como ansiedade, depressão e de comportamento pelo uso de substâncias psicoativas (álcool e drogas).
Mín. 21° Máx. 28°