O Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), equipamento mantido pela Prefeitura através da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, abriu a campanha Outubro Rosa nesta segunda-feira (9). A cerimônia contou com a participação da presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, e de especialistas em mastologia, psicologia e serviço social.
Gilberte destacou o trabalho do CMPC, que oferece tratamento humanizado de forma gratuita e de alta qualidade à população. "Estamos sempre em alerta, realizando mutirões e campanhas para o combate ao crescimento do câncer de mama, colo do útero, como também o de próstata", disse.
Kênia Lasse, diretora do CMPC, informou que a unidade de saúde foi decorada com corações e laços rosas para humanizar a campanha. "Nossa expectativa é superarmos os atendimentos do ano passado", afirmou.
Em sua palestra de abertura, o mastologista Julian Maurílio enfatizou a necessidade de manter os exames em dia para evitar o avanço de tumores malignos. Ele também destacou a importância do autoexame.
"O autoexame é muito importante, mas a mamografia é o exame mais completo para a detecção precoce do câncer. Aqui no CMPC, o atendimento é completo: encaminhamos para a mamografia, realizamos diagnósticos, identificamos a gravidade das lesões e realizamos biópsias para determinar o tratamento adequado para cada paciente. Campanhas como essa têm salvado muitas vidas", salientou.
A assistente social Renata Teixeira ressaltou a importância dos serviços sociais às pessoas que participam das campanhas promovidas pela Fundação Hospitalar. "O nosso papel é crucial para a escuta dessas pacientes", disse.
A campanha Outubro Rosa do CMPC realizou no ano passado 3.720 atendimentos. Em 2023, de janeiro a setembro, foram diagnosticados 199 casos de câncer.
Mín. 21° Máx. 37°