Nesta quarta-feira (18), a equipe da unidade de saúde da Matinha realizou mutirão de testes rápidos para diagnóstico de sífilis e encaminhamento de mulheres para a mamografia. O evento que busca alertar sobre a detecção precoce desta infecção sexualmente transmissível e do câncer de mama faz parte das campanhas Outubro Verde e Rosa, promovidas pela Prefeitura de Feira.
A moradora Jaslene Santana conta que esta é a segunda vez que realiza o exame que identifica a sífilis. No local, também foram ofertados testes rápidos para HIV, hepatites B e C. “Para as pessoas que não conhecem o perigo causado por essas doenças, é um momento bastante proveitoso. É importante que as pessoas sejam conscientizadas para saber quando e onde procurar ajuda”, ressaltou.
Na avaliação da enfermeira da unidade, Luana Alvim, a informação é uma das principais estratégias para prevenção e no caso de pessoas infectadas, evitar complicações futuras. “Estamos sempre investindo em ações educativas, como palestras, passeatas, e outras atividades que envolvem a comunidade local para chamar a atenção dos moradores a esses agravos”, destacou.
Segundo a enfermeira referência técnica da sífilis, Larissa Gonçalves, o diagnóstico na fase inicial é o primeiro passo em direção à cura. Ela descreve que além da relação sexual, a doença pode ser transmitida de mãe para filho durante a gestação ou parto.
“Tivemos uma redução significativa de casos. Em 2022, foram registrados 407 entre janeiro e setembro. Agora, neste mesmo período foram contabilizados 256. O tratamento desta infecção é disponibilizado de forma gratuita em todos os postos de saúde e no Centro de Saúde Especializado, o CSE”, orientou.
Mín. 21° Máx. 37°