Em Feira de Santana, três instituições de longa permanência para idosos são conveniadas à Prefeitura. São elas: Lar do Irmão Velho, Associação Cristã do Brasil e o Dispensário Santana. Por mês recebem cada uma delas o valor de R$ 9.500, que é proveniente do Fundo Municipal da Assistência Social.
Para ter acesso ao recurso financeiro, as instituições participaram de Chamamento Público através de edital – o último foi realizado em 2022. O valor repassado é o equivalente para atender as principais necessidades de pelo menos 30 idosos.
"As instituições que não estão conveniadas com o Município é porque não quiseram participar do Chamamento Público ou não estavam com a documentação regularizada à época", explica a coordenadora de Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Ione Mansur.
De acordo com Ione, o valor repassado pelo convênio é aplicado por cada entidade conforme as suas necessidades.
"É um recurso que ajuda a pagar funcionários, há instituição que destina para compra de alimentos, outras para aquisição de produtos de limpeza ou de higiene pessoal. Enfim, cada entidade aplica o valor atendendo as suas demandas".
A coordenadora da Alta Complexidade ressalta que os idosos institucionalizados são pessoas que também recebem uma aposentadoria, o Benefício de Prestação Continuada (PBC) ou são pensionistas. O PBC consiste no pagamento de um salário mínimo mensal a pessoas com deficiência e a idosos que não tenham condição de se sustentar ou de serem sustentados por sua família.
“A gestão municipal tem um olhar de atenção à população idosa. Nos nossos equipamentos, a exemplo dos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) e do Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira, promovemos atividades que visam elevar a autoestima, o fortalecimento de vínculos, além de ofertar serviços de promoção à saúde”, pontua Ione Mansur.
Mín. 21° Máx. 37°