Em contato com conteúdos sobre cultura organizacional, informática, comunicação e atendimento ao público, os 100 integrantes do programa Jovem Aprendiz Feirense se preparam para as funções e rotinas administrativas nas escolas municipais. Uma parte dos aprendizes já deve ser encaminhada para os postos de trabalho nos próximos dias.
A capacitação compreende três módulos: integração, específico e profissionalizante. Vânia Rodrigues, coordenadora do setor educacional da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), instituição parceira da Secretaria Municipal de Educação no programa, explica como funciona:
“No primeiro, totalmente teórico, eles têm noções básicas de vida profissional e programas essenciais como o Word e Excel. O segundo, que será conciliado com o trabalho, aborda temas como tributos, impostos, taxas e contribuições; e o terceiro tem o intuito de debater temas como empreendedorismo, ética e protagonismo juvenil”.
Esta será a primeira oportunidade do estudante Gustavo de Jesus no mercado de trabalho e ele está ansioso para começar a trabalhar. “Já aprendi sobre o comportamento que devemos estar, principalmente em um ambiente escolar, respeitar a hierarquia, atender bem ao público… tudo isso é importante para o trabalho. Tem sido muito proveitoso. Não vejo a hora de começar a colocar todo o conhecimento em prática”, contou.
Para Maiane Oliveira, a oportunidade no programa Jovem Aprendiz Feirense vai ajudá-la a construir um futuro melhor. “Nós estamos aprendendo muito e tudo isso vai ajudar a gente a trilhar um bom caminho, vamos acumular experiência e isso com certeza vai fazer com que outras portas se abram”, disse.
De acordo com a secretária de Educação, Anaci Paim, neste primeiro momento, os jovens vão trabalhar com as matrículas dos estudantes. “Cada escola vai receber um jovem aprendiz e nesse período eles estarão nas unidades escolares atuando no processo de matrícula. Serão orientados para dar o suporte necessário às escolas, diante da grande demanda”.
Mín. 21° Máx. 28°