Domingo, 20 de Abril de 2025
21°C 35°C
Feira de Santana, BA
Publicidade

Relocação de árvores visa preservação da vegetação e aprimorar a qualidade do espaço público

Principal preocupação é com o desenvolvimento sustentável da arborização urbana

Redação
Por: Redação
24/01/2024 às 09h07
Relocação de árvores visa preservação da vegetação e aprimorar a qualidade do espaço público
  Foto: Jorge Magalhães
O Departamento de Áreas Verdes da Prefeitura de Feira de Santana está realizando ações estratégicas para assegurar a preservação da vegetação e aprimorar a qualidade do espaço público nas avenidas Ayrton Sena e Noide Cerqueira. Com o intuito de evitar o atrofiamento e a morte de árvores da espécie Sibipiruna na avenida Ayrton Sena, a equipe programou o seu transplante para a avenida Noide Cerqueira. Esse processo de relocação visa substituir cinco árvores da espécie Nim, consideradas inadequadas para a arborização urbana, as quais serão removidas.
 
A ação está sendo realizada esta semana, entre os dias 22 e 26 de janeiro. Segundo João Falcão, diretor do Departamento de Áreas Verdes, um relatório técnico enviado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente desde 2021 detalha as razões que motivam a necessidade de remoção das árvores da espécie Nim, propondo, ao mesmo tempo, novas espécies mais adequadas para o local. "Contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável da região", observa Falcão.
 
Ele destaca que na avenida Ayrton Sena, o adensamento de árvores apresenta risco de atrofiamento e morte de indivíduos arbóreos. "Como solução, está programado o transplante de 2 a 3 árvores da espécie Sibipiruna e o plantio de 2 a 3 mudas da espécie Jacarandá Mimoso", relata.
 
Falcão ressalta que a técnica moderna possibilita o transplante de árvores adultas, inclusive de grande porte, de forma segura, garantindo que as plantas se desenvolvam de maneira saudável e vistosa em pouco tempo. "A preservação das raízes, incluindo o torrão que envolve as raízes, é fundamental nesse processo, com um percentual de sucesso em torno de 72%", revela.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários