"Está explícito na constituição que nenhum poder pode se sobrepor ao outro ou encolher-se diante do agigantamento daquele que avança os limites da própria constituição. [...] Temos o dever de criar condições para que a população alcance níveis de prosperidade e bem-estar. Cada um de nós deve dar o melhor de si, afinal a história nos julgará. Estamos comprometidos com o presente e o futuro da história de Feira de Santana", discursou o prefeito Colbert Martins Filho nesta quinta-feira (1º), durante a reabertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Feira de Santana.
O ato foi prestigiado por vereadores, secretários municipais, membros da equipe de governo e cidadãos, no Centro de Cultura Amélio Amorim. O local vai sediar provisoriamente a Casa da Cidadania devido a reforma que está sendo realizada no prédio sede.
Colbert revelou que a licitação para construção do Hospital Municipal será realizada neste mês de fevereiro e lembrou as ações executadas pelo Governo Municipal no último ano. Ainda na área da Saúde, citou um forte investimento com 20 obras de reforma, ampliação e construção em andamento com conclusão prevista até abril. Entre os dados, 3,5 milhões de atendimentos e mais de 7 mil partos no Hospital da Mulher.
Na Educação, quatro Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) estão prontos e serão entregues à comunidade em breve - alguns já funcionando. Escolas totalmente novas e recuperadas em diversos bairros e a implantação de rede de fibra óptica (cabeamento de rede) nas escolas municipais. Outras unidades de ensino de grande porte em Maria Quitéria e Jaíba. O prefeito destacou ainda a construção do prédio sede da Secretaria de Educação, no antigo FTC (Feira Tênis Clube).
Entre os dados, 21 mil atendimentos no Centro de Educação Inclusiva Colbert Martins; 3 mil câmeras instaladas nas escolas; 164 laboratórios, sendo 22 de robótica; 54 mil alunos matriculados até o momento. Outro investimento mencionado foi a criação do Jovem Aprendiz Feirense, programa municipal que proporciona oportunidades de qualificação profissional e inclusão social para alunos da Educação de Jovens Adultos (EJA) com mais de 2 mil matrículas efetuadas.
O prefeito acrescentou a atuação de 2.704 professores e mais 167 convocados do concurso de 2018 - toda lista de aprovados foi chamada. Citou ainda a formação de professores "com orientação da cidade de Sobral, no Ceará, que tem o maior IDEB do país. A capacitação tem mais de seis meses e temos o objetivo de elevar o IDEB de Feira de Santana. Estamos fazendo um grande investimento no que é necessário para a Educação", pontuou.
A modernização da iluminação pública com 61 mil luminárias em LED oferecendo mais qualidade e economia em fase final. O uso de chips para a telegestão das luminárias individualmente, ou em grupos, e o monitoramento e controle à distância em tempo real da operação de toda a rede de iluminação foi citado pelo prefeito. "Um avanço para as grandes cidades", comentou Colbert.
Na zona rural, a recuperação de cisternas e ampliação do abastecimento de água por meio da operação carro-pipa tem sido intensificada. Na zona urbana, atuações importantes de melhorias no Centro de Abastecimento seguem em execução. Na segurança, investimentos em capacitação da Guarda Municipal.
Diante do pico de casos de dengue no país, o prefeito, que também é médico, enfatizou a possibilidade de surto epidêmico no município e anunciou a contratação de agentes de endemias. "A Prefeitura se prepara e vamos convocar os agentes de endemias aprovados no último concurso REDA". Quanto a vacina contra a dengue, prevista para chegar este mês, será aplicada inicialmente em crianças de 10 a 14 anos.
O Governo Municipal entregou 365 escrituras de regularização fundiária. Ainda, distribuiu mais de 1 milhão de litros de leite em mais de 42 instituições. Ainda na área Social, o programa Criança Feliz atendeu 2.700 crianças de 0 a 6 anos. O Centro Municipal de Referência Maria Quitéria (CRMQ) atendeu mais de 500 mulheres vítimas de violência no último ano.
As ruas do município receberam 6.747 toneladas de asfalto e mais 47.576 m² de paralelepípedo. A SOMA (Superintendência de Operações e Manutenção) promoveu a recuperação de pontilhões. "As equipes estão empenhadas em recuperar o acesso da estrada da Terra Dura, que ficou inacessível depois que a chuva obstruiu o local", justificou Colbert Martins.
Ainda recordando das chuvas, o prefeito Colbert Martins Filho encerrou o discurso fazendo um apelo aos vereadores para que deem atenção aos investimentos em drenagem no município, como forma de prevenir maiores tragédias.
"A chuva da semana passada nos deu uma lição. Precisamos investir em drenagem pública. Nesta Casa da Cidadania existe um projeto e peço que ele seja pautado, para que possamos investir em algo que possa prevenir e evitar danos maiores a qualquer momento. Vai fazer oito dias que tivemos um desses exemplos. Faço um apelo sincero pois esta é uma responsabilidade que é exclusivamente municipal, não é da Embasa", enfatizou.
A sessão foi encerrada com um minuto de silêncio em memória do funcionário público municipal, Jorge Cazumbá, e Maria do Carmo Lima dos Santos, irmã do vereador Edvaldo Lima.
CONFIRA NA ÍNTEGRA O DISCURSO DO PREFEITO:
Mín. 20° Máx. 28°