Na manhã desta quarta-feira (21), a Prefeitura de Feira de Santana iniciou de forma emergencial a limpeza do canal atrás do Condomínio Lagune Ville, no Papagaio, para dar maior vazão à passagem da água. Isso para evitar retenções e alagamentos, como os registrados ontem (20) com o grande volume de chuva que caiu no município. Uma escavadeira hidráulica foi disponibilizada para a execução dos serviços.
O prefeito Colbert Filho, o superintendente de Operações e Manutenção (SOMA), João Vianey, além do procurador Augusto Graça Leal e técnicos do Governo Municipal, estiveram no local para discutir outras alternativas que podem evitar novos problemas relacionados à drenagem. A visita foi acompanhada também por representantes de construtoras e alguns moradores.
Nesta terça-feira (19), o lago do Parque Linear, na rua Rubens Francisco Dias, transbordou – o volume de água foi acima da sua capacidade de armazenamento.
O prefeito Colbert Filho prestou solidariedade aos moradores que tiveram seus imóveis atingidos pela chuva e colocou o poder público municipal à disposição. O chefe do Executivo Municipal enfatizou que o volume de chuvas nos últimos dias foi elevado e em curto espaço de tempo.
"Estamos com uma equipe de técnicos e engenheiros para ver o que pode ser feito para evitar a retenção de água, provocando alagamento nessa região do Papagaio e afetando várias famílias. Também estamos trabalhando em outras áreas da cidade, onde as dificuldades foram maiores”, afirmou Colbert Filho. A Prefeitura está oferecendo alternativas para quem não pode ficar em suas casas e distribuindo cestas básicas para ajudar os moradores atingidos pelas fortes chuvas.
O diretor do Departamento de Engenharia da Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento), Wagner Soares, informou que será refeito o canal situado dentro do Lagune Ville, o qual está assoreado.
“Hoje iniciamos a limpeza na saída do canal da lagoa e, em paralelo, iremos fazer uma obra dentro do condomínio para evitar que a água fique retida na lagoa, evitando alagamentos".
ENCONTRO RECENTE
O poder público municipal realizou um encontro com os moradores da localidade na última sexta-feira (16), quando foi discutida a drenagem na região do Papagaio. A reunião foi conduzida pelo secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, e demais representantes do Comitê de Gerenciamento de Crise, além das construtoras que estão implantando novos condomínios na região, e moradores.
Mín. 20° Máx. 28°