Com o tema “Mulheres plurais, mulheres diversas”, profissionais de saúde estiveram reunidos para uma troca de experiências e conhecimentos no auditório da Faculdade Unex. O evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria da Mulher foi realizado nesta quarta-feira (13).
Segundo a enfermeira referência técnica em saúde da mulher, Alessandra Magalhães, o objetivo do encontro foi refletir sobre a atuação dos profissionais de saúde que acolhem as mulheres na sua pluralidade, na perspectiva de ofertar um serviço mais humanizado e eficaz.
“O mundo tem avançado e precisamos nos adaptar às mudanças para fazer com que os postos de saúde, que são a porta de entrada dos moradores, sejam espaços em que esse público sinta-se pertencente. Muitas vezes não é só uma consulta, um pré-natal, é a oportunidade que as mulheres têm de serem recebidas sem julgamentos”, ressaltou.
Para Jamiley Dias, enfermeira referência da população LGBTQIAPN+, é importante falar sobre a necessidade da empatia durante o cuidado das mulheres trans e lésbicas da mesma forma que é feito com as mulheres cisgênero. “Além disso, o evento foi uma maneira de homenagear as mulheres que são a maioria na prestação dos serviços de saúde de Feira de Santana”, pontuou.
Mín. 21° Máx. 38°