Nesta terça-feira (19), estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal participaram da aula inaugural da "EJA Profissionalizante", uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os cursos ofertados são de gesseiro, revestimento cerâmico, pintor de obras, pizzaiolo, padeiro e confeiteiro e beneficiamento da mandioca.
“O objetivo é prepará-los para oportunidades profissionais e para o empreendedorismo, além de garantir a frequência destes alunos na EJA. Os estudantes terão a oportunidade de vivenciar teoria e prática para que possam aplicar os conhecimentos adquiridos no mercado de trabalho. Os estudantes receberão fardamento e vale-transporte para o deslocamento”, pontua a secretária de Educação, Anaci Paim.
A coordenadora de cursos para órgãos públicos do Senai, Luize Muricy, explicou como os cursos vão funcionar e destacou a grande adesão dos estudantes da EJA à proposta. “As aulas acontecerão às terças, quintas e sábados, pela manhã e pela tarde. Eles vão começar por uma disciplina chamada Empreendedorismo e Estratégias Mercadológicas e em seguida um curso de seu interesse. Esta experiência será muito significativa para todos eles. Inicialmente nós abrimos 4 turmas para 160 alunos, no entanto, diante da demanda, dobramos essa capacidade, passando para 320.”
Para a estudante Amanda de Jesus, da Escola Municipal Chico Mendes, no bairro Campo Limpo, a oportunidade para fazer o curso sobre panificação e confeitaria chegou numa boa hora. “É que eu sempre fiz bolos e as pessoas perguntavam porque eu não investia nisso, não fazia um curso. Além disso, já trabalhei em padaria e restaurante. Agora, através do curso, vou poder qualificar o meu trabalho”, conta.
Mín. 20° Máx. 28°