Nesta terça-feira (14), o Governo da Bahia deu a largada para as Escutas Sociais do Plano Plurianual Participativo (PPA) para os próximos quatros anos de gestão. Com o mote "Vamos Juntos/as planejar o futuro da Bahia", o governador Jerônimo Rodrigues realizou a 1ª plenária com o Território Portal do Sertão, no município de Feira de Santana. O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, participou do ato.
Segundo o governador, o 5° PPA traz como essência três marcas fundamentais para que o processo seja, de fato, participativo e com pautas prioritárias para a reconstrução do país.
"Percorrer toda a Bahia com o PPA é uma agenda grandiosa e prioritária. Essa estratégia fina, que a gente vem desenvolvendo há 16 anos, vai ser primordial para reconstruirmos o Brasil e fazer a Bahia avançar cada vez mais. Por isso, a marca deste Planejamento se retrata bem em três prioridades do nosso governo: democracia, inovação e o combate à fome", afirmou Jerônimo.
Presente na plenária, o secretário da SJDH disse que o calendário das Escutas Sociais no estado viabiliza importantes espaços de discussões democráticas - com o poder público e a sociedade civil -, para consolidar as políticas públicas Territoriais.
"No campo das políticas da SJDH, isso será de grande impacto para que a gente construa e fortaleça uma Rede de Direitos Humanos no estado, seja no acesso à Justiça, inclusão social, proteção da criança e do adolescente, defesa do consumidor e da consumidora, no acesso à comida na mesa e saúde de qualidade. Tudo isso é direitos humanos", endossou Felipe Freitas.
Sobre as Escutas do PPA
Através dos Colegiados Territoriais de Desenvolvimento Sustentável - CODETER, instância que faz parte da estrutura PPA, as Escutas integram o ciclo de planejamento do Governo da Bahia nos 27 Territórios de Identidade. Nelas, são debatidas as necessidades de políticas públicas, visando sempre o desenvolvimento de cada Território.
Sendo assim, o CODETER formou Grupos de Trabalho Territoriais por eixos temáticos do Plano de Desenvolvimento Integrado do Estado da Bahia (PDI), e que é formado por representações da Sociedade Civil e do Poder Público - que tenham conhecimento e experiência sobre os temas tratados.
Foram constituídos 10 grupos em cada Território, sendo eles: Educação; Ciência, Tecnologia e Inovação; Segurança Pública e Defesa Social; Meio Ambiente e Segurança Hídrica; Desenvolvimento Produtivo; Desenvolvimento Rural; Desenvolvimento Urbano, Rede de Cidades, Infraestrutura e Logística; Saúde; Assistência Social, Garantia de Direitos, Igualdade de Raça e de Gênero e Povos e Comunidades Tradicionais; Cultura; e Gestão Governamental.
Fotos: Mateus Pereira/ GOVBA
Informações da Assessoria de Comunicação do Estado da Bahia
Mín. 20° Máx. 35°