O cheiro é de comida boa, tem sabor especial regado a dendê, cheiro verde e uma mistura de castanha e amendoim. O cardápio diferenciado foi servido ao meio-dia desta quarta-feira (27), em celebração à Semana Santa, no Centro de Referência à População de Rua.
"O Centro Pop é como uma família para essas pessoas em situação de vulnerabilidade. Aqui acolhemos cada um pelo nome, ofertamos assistência e atenção. Proporcionar para eles esse momento de celebração da Páscoa é muito gratificante", afirma a coordenadora Alane Alexandre Rocha.
O preparo do almoço começou cedinho, às 5h, pelas mãos de Deilse Lima, mais conhecida como dona Branca. Nas panelas, o caruru, vatapá, moqueca de peixe, frango cozido, arroz e feijão fradinho. Quantidade suficiente para atender à demanda - geralmente a média é de quase 100 pessoas que procuram o equipamento municipal para fazer a refeição.
"No Centro Pop, a população de rua tem acesso a duas refeições diárias, o café da manhã e o lanche que é servido às 15h. Devido às celebrações da Páscoa, ofertamos esse momento de dignidade com um almoço especial", disse a coordenadora. Cada um dos usuários recebeu lembrancinha de chocolate.
O Centro Pop é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) e porta de entrada à assistência social para as pessoas em situação de rua, como encaminhamento para emissão de documentos ou solicitação de benefícios eventuais e abrigamento. Ainda no local, podem tomar banho ou lavar roupa.
O equipamento municipal está situado na rua Juvêncio Erudilho, Centro. Vale lembrar que o atendimento é por demanda espontânea ou encaminhamentos feitos pelas equipes de Abordagem Social da Sedeso.
Mín. 21° Máx. 38°