Sábado, 27 de Abril de 2024
29°

Tempo nublado

Feira de Santana, BA

Saúde Hospital da Mulher

Parcerias com instituições de ensino impulsionam aprendizado prático no Hospital da Mulher

Hospital da Mulher é um dos principais campos de estágio na área da saúde

28/03/2024 às 08h40
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Victoria Seixas
Foto: Victoria Seixas

Nos últimos anos, o Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) tem fortalecido suas parcerias com diversas instituições de ensino, visando proporcionar aos estudantes experiências práticas e relevantes nas áreas da saúde. Essas colaborações estratégicas têm se mostrado fundamentais para o aprimoramento profissional e para o desenvolvimento de ações inovadoras na assistência aos pacientes. Com isso, o Hospital da Mulher tem se consolidado cada vez mais como um dos principais campos de estágio na área da saúde no interior da Bahia. 

Entre as instituições parceiras estão o Centro Universitário de Excelência (UNEX), a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), o Centro Universitário Nobre (UNIFAN), a Faculdade Adventista da Bahia (FADBA), a Faculdade Anísio Teixeira, Esater - Centro de Formação Tecnológico, entre outras. Essa rede de colaboração é fundamental para a integração entre teoria e prática, proporcionando aos estudantes uma visão ampla e interdisciplinar do cuidado em saúde.

O foco dessas parcerias está nas disciplinas práticas voltadas para diversas áreas da saúde, como enfermagem, biomedicina, odontologia, técnico em enfermagem, psicologia, medicina (internato), farmácia e nutrição. Todos os alunos dessas áreas são acompanhados pelos preceptores das instituições, garantindo um aprendizado efetivo e alinhado com as necessidades do mercado de trabalho.

Cleonara Ferreira, coordenadora da Educação Permanente, ressalta a importância dessas parcerias. "Contribuímos promovendo parceria com as instituições de ensino para auxiliar na implementação de propostas de pesquisa que visam promover a translação do conhecimento produzido na academia para a prática. Isso inclui atualização de protocolos, capacitações e definição de fluxos, como o protocolo de Terapia Imunológica Oral para prematuros, resultado de uma pesquisa desenvolvida aqui e que agora é uma prática disseminada".

Para os estudantes, essa oportunidade é valiosa. Rute Nascimento, preceptora de enfermagem da FADBA, destaca a importância desse aprendizado prático. "É uma parte muito importante para os estagiários porque eles conseguem linkar o que viram na sala de aula com a parte prática. Eles têm acesso aos pacientes, materiais e rotinas do setor, o que permite uma abordagem mais ampla e integrada".

Essas parcerias também impulsionam a interdisciplinaridade e a busca por soluções inovadoras na área da saúde. Os estudantes desenvolvem habilidades e competências que transcendem as categorias profissionais, contribuindo para um cuidado mais integrado e eficiente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Feira de Santana, BA Atualizado às 13h03 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 30°

Dom 31°C 22°C
Seg 29°C 21°C
Ter 28°C 21°C
Qua 30°C 21°C
Qui 31°C 22°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio