Com o objetivo de facilitar o acesso à vacina contra a gripe, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu uma ação no posto São Gonçalo, localizado na BR-324, para imunizar os caminhoneiros nessa quinta-feira (4).
A enfermeira referência técnica em Saúde do Homem, Gleika Borges, destaca que a falta de tempo não pode ser um motivo para deixar de garantir a proteção contra a Influenza.
“Percebemos que muitos desses trabalhadores não procuram a unidade de saúde devido à rotina corrida. Nosso intuito é assegurar que a vacina chegue aos grupos prioritários, que acabam sendo as pessoas com mais chances de serem expostas ao vírus”, ressaltou.
Em Feira de Santana, quase 20 mil pessoas já foram imunizadas contra a gripe. A vacina é aplicada de segunda a sexta-feira, nas 104 salas de vacina localizadas entre a sede e a zona rural. Além disso, sete unidades- ligadas ao Programa Saúde na Hora- possuem funcionamento estendido até as 20:30.
Para ser vacinado, é necessário apresentar documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação. Entretanto as crianças e os adolescentes serão atendidos somente na presença dos pais ou responsável.
Quem pode tomar a vacina?
São considerados grupos prioritários as crianças de seis meses a menores de seis anos, crianças indígenas de seis meses a menores de nove anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores dos ensinos básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência permanente.
As pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais de qualquer idade, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso), pessoas em situação de rua, profissionais das forças armadas e das forças de segurança e de salvamento, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, a população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas entre 12 e 21 anos também devem ser imunizados contra a doença.
Mín. 21° Máx. 38°