A proteção do folião foi garantida no Esquenta Micareta. Logo no início da festa, cerca de mil preservativos foram distribuídos e a supervisora do Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Joice Azevedo, assegura boa adesão do público.
"Este ano nos surpreendeu porque houve uma boa adesão do público. Oferecemos e muitas pessoas aceitaram. Percebemos que os foliões estão nos procurando para ter mais informações e estamos aqui desempenhando nosso trabalho. Trouxemos um pouco mais de 2 mil preservativos e esperamos entregar todos", relatou.
Além dos preservativos feminino e masculino, o órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana distribuiu lubrificantes e o autoteste para diagnóstico do HIV. O exame é uma inovação deste ano. Com ele, o folião pode ter o diagnóstico da doença apenas com a coleta de amostra da saliva.
"Muitas pessoas têm receio de ir até o serviço de saúde para fazer o teste rápido, aquele que colhe amostra do sangue. Então esse autoteste a pessoa mesmo vai fazer o seu teste em casa. Vem um kit autoexplicativo. Com um swab, uma espécie de cotonete, a pessoa esfrega na gengiva e segue todo o procedimento", explica Joice Azevedo.
Em caso de resultado positivo, a supervisora orienta buscar uma unidade de saúde. Lembrando que é preciso de um segundo exame para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.
VEJA MAIS NOTÍCIAS EM: micaretadefeira.com.br
Mín. 20° Máx. 28°