No último sábado (6), porteiros que atuam nas escolas municipais participaram do segundo encontro formativo com o tema Segurança Escolar. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) reuniu guardas municipais da Secretaria Municipal de Prevenção a Violência (Seprev), gestores escolares e uma equipe da própria Seduc para ministrar a formação com o objetivo de orientar os porteiros quanto às abordagens e condutas corretas que garantem a segurança da comunidade escolar.
“A segurança escolar é uma prioridade. Por isso, a nossa intenção é integrar cada vez mais esses profissionais que exercem uma atividade muito importante. É necessário que tenham a oportunidade de ouvir das pessoas que estão trabalhando em outras funções sobre o que é que se espera quanto ao papel deles e a responsabilidade que possuem”, explica a secretária Anaci Paim.
O corregedor da Guarda Municipal, Rogério Oliveira, destacou as principais práticas para o dia a dia de trabalho que protegem a comunidade escolar e previnem quais riscos.
“Esses indivíduos devem estar qualificados, devidamente capacitados, a fim de atender a comunidade escolar e proporcionar a segurança que a escola necessita. Portanto, observar sempre dentro desses acessos, se existe alguma conduta que está estranha, alguma conduta que foge a regularidade e a partir daí acionar a Guarda Municipal para que a gente possa atuar no sentido de debelar qualquer risco que haja para a comunidade escola”, pontua.
Para Vanuza dos Santos, porteira da Escola Municipal Esther da Silva Santana, a formação é fundamental para atualização dos profissionais e manutenção de um serviço qualificado nas escolas. “É um momento importante de qualificação pra gente e aquisição de conhecimento porque ouvimos os formadores, tiramos dúvidas e podemos trocar experiências com outros colegas também”, conta.
Mín. 20° Máx. 28°