A Prefeitura de Feira e o Conselho Tutelar estarão com equipes atuando na Micareta 2024 para resguardar os direitos das crianças e adolescentes no circuito da festa, que começa na próxima quinta-feira (18) e segue até a manhã de segunda-feira (22) com o arrastão. As ações estão sendo coordenadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso).
A administração municipal vai implantar no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, na avenida Presidente Dutra, principal palco da folia de Momo, espaços destinados ao atendimento e acolhimento às crianças e adolescentes encontradas em situação de trabalho infantil, perdidas ou com direitos violados. A iniciativa é em pareceria com o Conselho Tutelar.
“Teremos equipes de conselheiros tutelares atuando diuturnamente na Micareta 2024. Serão dez destes profissionais por turno. Eles estarão atentos para identificar qualquer situação que coloque a vida da criança ou do adolescente em risco, a exemplo de trabalho infantil e exploração sexual”, afirma o coordenador do Conselho Tutelar III, Geovanne Almeida. Ele acrescenta que se for identificado a ocorrência, as autoridades serão acionadas e caso necessário será feito o acolhimento provisório.
Nesse ambiente haverá ainda um local de convivência, onde os pais ou responsáveis que atuam como ambulantes e catadores de latinhas [cadastrados previamente pelas secretarias de Cultura e Serviços Públicos], poderão deixar o menor com segurança enquanto estão no circuito, assim como um espaço em que elas possam descansar. Esses equipamentos serão entregues na próxima semana, antes do início dos festejos micaretescos.
“Será montado um local aconchegante e acolhedor para receber as crianças e adolescentes no circuito, onde teremos equipes de assistentes e educadores sociais, além de conselheiros tutelares, atuando. Vamos entregar esse espaço à comunidade na próxima semana, antes do início da Micareta”, afirma o secretário de Desenvolvimento Social, Denilton Brito.
PLANTÃO SOCIAL
As equipes de abordagem social e o Plantão Social também estarão atuando nos quatro dias oficiais da festa, das 8h à meia-noite. O coordenador destes serviços, Rafael Estrela, destaca que haverá um ônibus no circuito – no cruzamento entre a avenida Presidente Dutra e a rua Adenil Falcão – com equipes para recepcionar as demandas e encaminhá-las para rede de assistente social.
Já as equipes de abordagem social, composta de assistente, educador e orientador sociais, estarão prestando orientações quanto a trabalho infantil, por exemplo, e prestando assistência a pessoas em situação de rua encaminhando-as para o Centro Pop ou Casa de Passagem.
Mín. 21° Máx. 27°