O Centro de Referência Maria Quitéria (CRMQ) atende mulheres a partir dos 18 anos de idade em situação de violência doméstica, familiar e de gênero, conforme tipificado na lei Maria da Penha. O órgão é mantido pela Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM).
No CRMQ, são oferecidos serviços de atendimento psicológico, jurídico e social, além de encaminhamentos para diversos equipamentos da rede de proteção à mulher.
De acordo com a coordenadora, Ivone Nobre, o órgão ainda encaminha a mulher em situação de violência com risco iminente de morte para a Casa Abrigo Regional.
“Nos casos das mulheres em situação de violência, mas sem risco iminente de morte, que precisam de um lugar para ficar até que sua situação seja regularizada, existe uma parceria com o Instituto Avon, que é o Programa Acolhe, onde essa mulher pode ficar hospedada em hotéis credenciados por um período de até 30 dias", assegura Ivone Nobre.
A coordenadora destaca que o Centro de Referência Maria Quitéria trabalha no fortalecimento da mulher, no rompimento do ciclo da violência e na capacitação profissional. "É uma forma de contribuir para que ela possa romper o ciclo e recomeçar a sua vida”, ressalta.
O CRMQ funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h – sem intervalo – na rua Barão do Rio Branco, 1723, Centro. Os atendimentos são por ordem de chegada ou encaminhamentos pela Secretaria da Mulher, delegacias, unidades hospitalares entre outros órgãos.
Mín. 21° Máx. 37°