O Programa Selo Lilás, que é promovido pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria das Mulheres (SPM), é uma iniciativa pioneira na promoção da igualdade de gênero no mundo do trabalho. A certificação é concedida às empresas que adotam condutas de respeito e valorização das mulheres trabalhadoras na Bahia, a partir de medidas efetivas, que garantam a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. O selo é, também, um convite para que as empresas assumam o compromisso na construção de um ambiente mais seguro, acolhedor e que valorize a contribuição das mulheres no mundo do trabalho.
Neste ano, a SPM já certificou 83 empresas com o Selo Lilás, sendo 48 com sede em Salvador e 35 no interior do estado. No que diz respeito ao perfil, 25 certificadas são microempresas, 29 de pequeno porte, nove de médio porte e 20 de grande porte. “As empresas que foram certificadas pelo selo demonstraram um compromisso real com a promoção da igualdade de gênero e com a construção de um ambiente de trabalho mais inclusivo e respeitoso para as mulheres. A certificação é um momento de celebração e reconhecimento do esforço e dedicação dessas organizações em contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, ressaltou a secretária Elisângela Araújo.
Elisângela destacou, ainda, que o marco desse projeto passa pela implementação da cultura de igualdade e respeito dentro dessas empresas que, a partir da certificação, acabam incentivando outras a seguirem os mesmos caminhos. As empresas certificadas recebem um selo de reconhecimento, que poderá ser utilizado em sua comunicação e marketing, demonstrando seu compromisso com a promoção da igualdade de gênero. “Sem dúvida é um marco importante e inspirador, que reafirma a importância do engajamento de todos os setores da sociedade na luta pela igualdade de gênero e pelo fim da violência contra as mulheres trabalhadoras do nosso estado”, finalizou a secretária.
Fotos: Fernando Vivas/GOVBA
A cooperativa de dentistas de Paulo Afonso (Uniodonto) foi uma das certificadas pelo Selo Lilás. A gerente Tatiana Santos destacou a importância do Selo Lilás. “Valorizar e reconhecer o trabalho das mulheres, independentemente de suas funções, é essencial para promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e igualitário. Algumas das nossas políticas adotadas são salários iguais; incentivo à saúde da mulher; capacitações e eventos voltados para as funcionárias e maior contratação de mulheres”, destacou.
Entre os órgãos estaduais que garantiram a certificação estão a Bahia Pesca; a Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás); a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb); a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb); a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder); e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa).
Fonte: Ascom/SPM
Fotos: Fernando Vivas/GOVBA
Mín. 21° Máx. 27°