Em Feira de Santana, a campanha de vacinação contra a poliomielite, também chamada de paralisia infantil, começou nessa segunda-feira (27). A mobilização segue as diretrizes do Ministério da Saúde que tem por meta alcançar 95% das crianças menores de cinco anos.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, relata que apesar de não ter registros da doença há muitas décadas no país, é preciso garantir a proteção, uma vez que as consequências de contrair a doença podem ser irreversíveis.
“Temos dois tipos de aplicação, a gotinha e a que é feita com a seringa. Essa administração é realizada conforme o que está previsto para o esquema vacinal da criança. Caso os pais tenham alguma dúvida, devem procurar a unidade de saúde do bairro para verificar qual tipo de dose o seu filho irá tomar. O que não pode é ficar sem a vacina”, frisou.
No município, a vacina está disponível em todas as as unidades de atenção básica- conhecidas popularmente como postos de saúde-, localizadas entre a sede e a zona rural, com funcionamento de segunda a sexta-feira. Para que a criança receba a dose, os pais ou responsáveis devem levar os documentos pessoais do pequeno e o cartão de vacina.
Os responsáveis que não puderem comparecer durante o horário comercial devem aproveitar as unidades vinculadas ao programa Saúde na Hora que operam de 7h às 21h. São elas: São elas: Campo Limpo I, V e VI; Liberdade I, II e III; Queimadinha I, II e III; Parque Ipê I, II e III; Videiras I, II e III; George Américo III, IV e Campo Limpo IV; e Rua Nova II, III e Barroquinha.
Mín. 21° Máx. 38°