O ácido fólico, ou vitamina B9, é disponibilizado de forma gratuita no Programa Municipal de Apoio à Pessoa com Anemia Falciforme e nas unidades de saúde dos bairros, também conhecidas como postos de saúde.
Para fazer a retirada, o paciente deve apresentar documento de identidade e a receita prescrita pelo médico ou enfermeiro. Segundo a enfermeira coordenadora do programa que oferece assistência especializada para pessoas com falciforme, Luciana Lima, a suplementação com o ácido fólico auxilia na produção das hemácias, glóbulos vermelhos, responsáveis por transportar o oxigênio para as células do corpo.
“Essa medicação age na construção das células do sangue, por isso quem tem a doença falciforme deve fazer a suplementação contínua. Além de prevenir a anemia, o ácido contribui para a saúde do cérebro, evita doenças cardiovasculares e pode ser usado por gestantes, pois ajuda na formação do sistema nervoso do bebê. Mas toda suplementação deve ser feita com base na recomendação da equipe de saúde”, enfatizou.
O ácido fólico também pode ser encontrado nos alimentos, a exemplo de folhas escuras como brócolis, couve, espinafre, rúcula, leguminosas como feijão preto, ervilha, grão-de-bico, frutas cítricas que podem ser encontradas de forma fácil em feiras e supermercados.
Mín. 21° Máx. 38°