Terça, 08 de Abril de 2025
20°C 32°C
Feira de Santana, BA
Publicidade

Teste do pezinho é o primeiro passo para diagnóstico da doença falciforme

Em Feira de Santana, o exame pode ser feito gratuitamente em todos os postos de saúde e no Hospital da Mulher.

Redação
Por: Redação
19/06/2024 às 09h15
Teste do pezinho é o primeiro passo para diagnóstico da doença falciforme
Foto: Fátima Brandão 

O teste do pezinho, além de ser obrigatório, é um procedimento essencial para o diagnóstico da anemia falciforme. Em Feira de Santana, o exame pode ser feito gratuitamente em todos os postos de saúde e no Hospital da Mulher.

Segundo a enfermeira coordenadora do Programa Municipal de Apoio à Pessoa com Falciforme, Luciana Lima, o período ideal para a realização do exame é entre o terceiro e o quinto dia. Ela ainda frisa que o documento é tido como um dos critérios para cadastro na unidade.

“O sintoma da doença começa a surgir a partir dos seis meses. Alguns podem ter sintomas leves e outros não. O diagnóstico precoce é fundamental para garantir a qualidade de vida desse paciente e afastar as complicações geradas pela doença, como úlceras, Acidente Vascular Cerebral [AVC] e até a mortalidade”, ressaltou.

A coordenadora destaca que o exame ainda verifica a existência do traço falcêmico. “Esse traço não é uma enfermidade. A pessoa que possui precisa ser acompanhada e manter uma rotina equilibrada. O problema é que ao se relacionar com outra pessoa que também tenha, o filho desse casal tem uma chance muito alta de nascer com a doença”, alertou Luciana.

De janeiro a maio deste ano, o Programa Municipal realizou 12.785 atendimentos. Para ser cadastrado e ter acesso aos serviços, é necessário a apresentação do exame eletroforese de hemoglobina ou o teste do pezinho. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, na rua Estados Unidos, nº 51, no Centro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários