Nesta quarta-feira (19), é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme, com o objetivo de aumentar o conhecimento e a compreensão do público sobre a doença e os desafios vivenciados pelos pacientes, seus familiares e cuidadores.
Em Feira de Santana, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), se destaca pelo atendimento multidisciplinar oferecido a mais de 650 pacientes cadastrados no Programa Municipal de Apoio à Pessoa com Anemia Falciforme.
A unidade é reconhecida pela ampla gama de serviços especializados que oferece, incluindo consultas com clínico geral, hematologista, neurologista, nefrologista, ortopedista e exames de ultrassom. Além dos atendimentos médicos especializados, o programa oferece acompanhamento multiprofissional, com serviços de nutrição, enfermagem, serviço social, fisioterapia e atendimentos psicológicos.
A secretária de Saúde, Cristiane Campos,destacou a relevância do programa para a sociedade. "Nosso objetivo é proporcionar um atendimento de qualidade e humanizado, assegurando que os pacientes com anemia falciforme recebam todo o suporte necessário para melhorar sua qualidade de vida. Com o trabalho de uma equipe multidisciplinar, conseguimos atender às diversas necessidades desses pacientes."
Vale lembrar, que Feira de Santana é um dos poucos municípios na Bahia que disponibiliza gratuitamente o exame Doppler Transcraniano para pessoas com anemia falciforme. Este exame é crucial para a prevenção de complicações neurológicas graves e, por isso, a unidade se tornou uma referência na região Norte e Nordeste do estado.
Os encaminhamentos podem ser feitos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF). Para ser cadastrado, é necessário que o paciente apresente o exame eletroforese de hemoglobina ou o teste do pezinho.
Os atendimentos do Programa Municipal de Apoio à Pessoa com Anemia Falciforme são realizados de segunda a sexta-feira. A unidade está localizada na Rua Estados Unidos, nº 51, no Centro.
Mín. 21° Máx. 38°