O Programa Jovem Aprendiz Feirense, direcionado aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), atingiu 93% das vagas oferecidas. Em sua maioria, as vagas são ocupadas por pessoas do sexo feminino e a faixa etária de 16 a 18 anos é o maior público. Os dados foram apresentados pela Renapsi ao prefeito Colbert Martins Filho nesta quarta-feira (26).
O programa, que tem o objetivo de oportunizar qualificação profissional, é uma iniciativa da Prefeitura de Feira, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi).
Durante a apresentação, o prefeito reforçou o interesse em direcionar parte das vagas a moradores dos distritos mais próximos da zona urbana, como Humildes, Matinha e Maria Quitéria.
Foto: ACM
Relatos e depoimentos de jovens aprendizes fizeram parte da apresentação. Os estudantes descreveram mudanças positivas no comportamento, na comunicação e disciplina, além da oportunidade de obter experiência. Entre eles, o estudante Gustavo de Jesus, que destacou que "o programa mudou a minha vida e gostaria que mudasse a vida de todos. Estou muito feliz com isso".
O programa realiza ainda a busca ativa dos contratados desistentes para saber a motivação do desligamento ou abandono. De acordo com o gestor da Renapsi Nordeste, Diego Rocha, uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo e assistente social procura o estudante para conversar.
Foto: Milena Brandão
JOVEM APRENDIZ FEIRENSE
Oa alunos que participam do programa devem cumprir carga horária de 20 horas semanais. Eles atuam nos setores administrativos das escolas e recebem meio salário mínimo, décimo terceiro salário, férias remuneradas, vale transporte em áreas com transporte público, seguro de vida, uniformes e crachás.