O deputado federal e pré-candidato a prefeito de Feira de Santana, Zé Neto (PT), reuniu a imprensa na manhã desta terça-feira (23), para anunciar o afastamento da Câmara dos Deputados e se dedicar na pré-campanha das eleições.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o político informou que o afastamento é por um período de quatro meses e, na ocasião, a secretária de Política para as Mulheres do Estado da Bahia, Elisângela Araújo, irá assumir o cargo.
“Nós estamos aqui anunciando o afastamento do mandato do deputado federal por quatro meses. Vai assumir a feirense que mora aqui, na verdade, mora aqui há muitos anos, que é a Elisângela, que está como secretária de Direitos da Mulher. Ela vai sair da secretaria, assumir o mandato, como dar sequência a todos os compromissos que eu tenho aqui na cidade e na região. Vamos dar um passo importante nesse processo decisivo, para que tenhamos condição, de forma definitiva, fazer aqui esse enfrentamento com todo o vigor e podendo estar focado de forma absoluta em Feira de Santana”, declarou.
De acordo com Zé Neto, esta é a primeira vez que se afasta do mandato e relembrou que no ano de 2020, não foi necessário por conta da pandemia da covid-19.
“Esta é a primeira vez. Na verdade, a gente está vendo um volume muito grande de situações que estão acontecendo e, a campanha está muito boa, muita atividade para cumprir e exige que esse afastamento aconteça. Na outra eleição, tivemos uma situação que tinha a pandemia e estava acontecendo tudo online. Então não tinha muita necessidade de afastar membro. Nas outras eleições, eu era deputado estadual, estava aqui do lado e sempre na assembleia, quando chegava a pedir licença, havia um esvaziamento muito grande. Eu acho que pelo volume de coisas que eu tenho em Brasília, não tem condição da gente fazer agora essa conexão e também pelo volume de coisas que têm acontecido na campanha. A campanha é muito mais intensa, é uma campanha muito polarizada e eu sinto no meu coração que há uma grande perspectiva em relação ao nosso grupo e, portanto, quero me dedicar à minha cidade de forma integral, de corpo e alma”, afirmou.
Anúncio do candidato à vice-prefeito
Durante coletiva de imprensa, Zé Neto destacou que esta decisão não será tomada apenas por ele, mas é um processo que envolve todo grupo político.
“A questão do vice é uma decisão coletiva, nós vamos tomar esta decisão conversando com todo mundo, não é uma decisão de Zé Neto, não deve ser uma decisão de Zé Neto, é uma outra coisa que a gente deve mudar neste processo político, porque às vezes a gente acostumou com alguém mandando em tudo, discutindo tudo, escolhendo o candidato para prefeito, escolhendo vice como quer e não é assim. Nós não prometemos nada a ninguém, fizemos um pacto entre os partidos que estão conosco, que nós não vamos discutir, nós não vamos fazer nenhuma divisão de secretaria dando isso e aquilo a ninguém. Nós vamos trabalhar para construir uma cidade, uma nova dimensão da política, uma dimensão da mudança real no quadro que está”, declarou.
Natural da cidade de Valente, região sisaleira da Bahia, Elisângela Araújo contou que sempre teve uma ótima relação com a cidade de Feira de Santana e relembrou a trajetória política.
“Eu sou natural de Valente da região do sisal, mas desde criança que eu tenho uma relação com Feira de Santana, porque tudo se resolve em Feira de Santana. Eu tenho uma militância com movimento sindical, fui dirigente nacional na CUT, fui presidente de uma federação de trabalhadores e trabalhadores na área familiar, morei em Brasília durante o governo Lula e Dilma e, quando eu voltei de Brasília, voltei a morar em Feira de Santana. Disputei a eleição de 2014 para deputada federal, tive 32 mil votos, disputei em 2018, tive 64.148 votos e agora disputei a eleição como deputada federal, tive mais de 73 mil votos. Fiquei como segundo suplente da federação PT, PC do B e PV, agora estou como a primeira suplente porque o primeiro suplente assumiu quando o deputado Afonso foi convidado a ser secretário da Casa Civil. Sou uma mulher de uma militância nacional em defesa do campo da agricultura familiar e das mulheres e, no início deste governo, o governador Jerônimo me convidou para ser secretária de Políticas para as Mulheres”, informou.
Ao Acorda Cidade, Elisângela destacou que dará continuidade ao trabalho de Zé Neto, principalmente pela cidade Princesa do Sertão.
“Nós estamos muito felizes com essa oportunidade do mandado de Zé Neto, ele está apenas licenciado para esta tarefa, que é uma tarefa como ele falou, de projeto, o nosso projeto de sociedade comandado por Lula em Brasília e por Jerônimo Rodrigues na Bahia. Eu estou cumprindo esta missão, porque o mandato dele vai estar a serviço de Feira de Santana, vou cumprir a minha tarefa que eu tenho cumprido em Brasília. A gente vai fazer um trabalho por Feira de Santana, pelo nosso projeto da Bahia, e ele me conhece, a gente se conhece desde quando ele era vereador daqui de Feira de Santana e, é um deputado, que todas as pautas que a gente solicitou na agricultura familiar, ele acolheu porque ele conhece, Zé Neto é uma pessoa que sempre nos representou grandemente”, concluiu.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Mín. 21° Máx. 37°