A vacina contra o HPV, disponibilizada para meninas de nove a 14 anos, é a principal forma de prevenção do câncer de colo do útero. Em Feira de Santana, o imunizante pode ser encontrado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira.
A coordenadora do Centro Municipal de Referência em IST/HIV/AIDS, Vanessa Sampaio, explica que nem todo HPV evolui para o câncer, mas todo câncer de colo de útero é resultado de uma lesão causada por esse vírus. Em 2022, mais de 50 casos da doença foram diagnosticados pela rede municipal.
“O HPV é um vírus que pode ser transmitido durante a relação sexual, mas não somente através da penetração. O contato entre as partes íntimas, pele com pele, já é suficiente para a contaminação. Por isso, é importante observar com quem você vai se relacionar, evitar namorar no escuro para conseguir verificar como está a parte íntima desse parceiro e usar a camisinha, que é distribuída em qualquer posto de saúde. Basta chegar na unidade e pedir”, destacou.
Além das meninas, a vacina também é ofertada aos meninos de nove a 14 anos, homens e mulheres imunossuprimidos de nove a 45 anos que vivem com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos.
Para ser imunizado, é necessário apresentar documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação. Entretanto, a aplicação em crianças e adolescentes é feita somente na presença dos pais ou responsável legal.
À noite, a imunização também pode ser realizada nas USFs vinculadas ao Programa Saúde na Hora, com funcionamento ampliado das 8h às 20h30. São elas: Campo Limpo I, V e VI, Liberdade I, II e III, Queimadinha I, II e III, Parque Ipê I, II e III, Videiras I, II e III e Rua Nova II, III e Barroquinha.
Foto: Thiago Paixão
Mín. 21° Máx. 37°