Os fieis católicos participaram na manhã desta sexta-feira (26) da missa solene em honra a Senhora Sant`Ana, padroeira de Feira de Santana. O prefeito Colbert Filho, a primeira-dama Adenilda Martins e secretários municipais acompanharam a celebração solene.
Os devotos compareceram na Catedral Metropolitana (Igreja da Matriz) desde as primeiras horas da manhã para demonstrar a fé em orações, louvores e agradecimentos. Às 10h, o arcebispo metropolitano dom Zanoni Demettino Castro conduziu a missa com a participação do arcebispo emérito, dom Itamar Vian, e padres de diversas paróquias da cidade.
Durante a homilia, o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador, dom Valter Magno de Carvalho, falou da devoção da comunidade católica à Senhora Santana e São Joaquim, os avós de Jesus, resgatando a história de fé e testemunho de ambos.
"Joaquim e Ana são fruto da ação do amor. Deixaram ser moldados pelo oleiro e assim, tornaram modelo de vida para todos nós. Imitar Santana é reconhecer o amor generoso de Deus", disse o religioso destacando o tema do novenário desse ano: "Oração, encontro com Deus e com os irmãos".
"Nesta festa somos convidados a refletir que a oração é uma inovação que nasce no íntimo de nós e que se dirige a Deus. A oração é a intimidade do encontro do filho que recorre ao Pai e, seguindo o modelo de Cristo, nos faz solidários uns com os outros".
Pela primeira vez a missa solene em homenagem à padroeira foi transmitida por um canal de televisão, sendo a TV Feira, canal 10.1.
DIA FESTIVO
A programação foi aberta às 5 horas com repique dos sinos e fogos de artifício seguida de celebração eucarística pelo arcebispo emérito, dom Itamar Vian, às 7h.
Os festejos a padroeira do Município seguem com procissão pelas principais avenidas da cidade, às 16 horas, com a participação de diversas paróquias da Arquidiocese de Feira de Santana.
O encerramento está previsto para as 18 horas com pregação de dom Itamar Vian e bênção do Santíssimo Sacramento.
Foto : Jorge Magalhães