Neste domingo (1º), a 45ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira 2024) teve sua abertura oficial no Parque de Exposição João Martins da Silva, um dos eventos mais aguardados do calendário rural baiano. A cerimônia de abertura, conduzida pelo prefeito Colbert Martins Filho, foi marcada pela inauguração de um monumento em homenagem aos pioneiros do parque, incluindo João Martins da Silva, Vicente Quezado Leite, Joselito Falcão de Amorim, Gil Marques Porto, João Martins da Silva Júnior, e Coriolano Carvalho de Pacheco (Cori Neto).
O novo monumento, localizado no centro do parque, é um tributo ao esforço e dedicação dessas figuras fundamentais que contribuíram para a construção e o desenvolvimento do parque e da feira ao longo dos anos.
Durante a cerimônia, o secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Alexandre Monteiro, destacou a importância histórica dos homenageados.
"Nós inauguramos um monumento homenageando cinco figuras históricas. A primeira delas, e não menos importante, é João Martins da Silva, que doou essa área onde estamos hoje, que era parte de sua fazenda, em 1967. Joselito Amorim, que foi o prefeito da época, recebeu essa doação. Outras duas figuras importantíssimas são Vicente Quezado Leite e Gil Marques Porto, que se revezaram na presidência do sindicato rural, que na época era uma associação de pecuaristas e, transformada em sindicato, pôde receber essa doação e posteriormente repassá-la ao município para que pudéssemos construir esta área. E depois de cinquenta anos, podemos dizer que foi a maior reforma já realizada", ressaltou Monteiro.
A Expofeira 2024 prossegue até o dia 8 de setembro, com uma programação diversificada que inclui exposições de animais, competições de marcha e team penning, além de shows musicais e palestras técnicas.
Mín. 20° Máx. 36°