O julgamento da raça Mangalarga Marchador movimentou o Parque de Exposição João Martins da Silva na manhã desta quarta-feira (4), durante a 45ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana. Com 240 animais inscritos, o evento se estenderá até sábado (7), penúltimo dia da feira agropecuária.
Antes de entrarem na pista para serem julgados, os animais passam por rigorosas provas de morfologia e marcha, onde são avaliados por inspetores técnicos especializados em Veterinária e Zootecnia.
Cristina Couto, uma das organizadoras do evento pela Associação Baiana de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador, destacou a importância da Expofeira como uma vitrine para os criadores da raça.
Além dos criadores de Mangalarga Marchador de Feira de Santana, a Expofeira também conta com representantes de outros municípios baianos, bem como de estados como Pernambuco, Rio de Janeiro, Sergipe e Minas Gerais. Os animais premiados recebem faixas e troféus.
O secretário municipal de Agricultura, Alexandre Monteiro, ressaltou que, entre os atrativos da exposição, estão os julgamentos e leilões de animais. A partir de amanhã (5) até domingo (8), ocorrerão os julgamentos das raças Campolina, com 90 animais inscritos, e Mangalarga Paulista, com 50 animais. O ranking de pônei contará com a participação de 70 animais, com início nesta quinta-feira (5) e término no sábado (7).
Monteiro também destacou o empenho da administração municipal na reforma do Parque de Exposição João Martins da Silva para a 45ª Expofeira. Entre as melhorias, foram construídas duas novas pistas para julgamento de animais, aumentando de uma para três o número de pistas disponíveis.
“Também criamos uma área específica, a passarela da marcha, que fica entre as duas pistas, onde os criadores podem acompanhar os julgamentos em um local com uma estrutura aconchegante e confortável”, ressaltou Alexandre Monteiro.
Mín. 21° Máx. 37°