Um balanço da Operação Higeia — promovida pela Prefeitura de Feira de Santana, com a participação de várias secretarias — aponta que, no mês de setembro, foram registradas 30 ocorrências de descarte irregular de lixo nas proximidades do Centro Social Urbano (CSU), no bairro Cidade Nova. Destas, 25 foram flagradas por videomonitoramento, enquanto 5 resultaram de denúncias feitas pela população.
No período de 21 de setembro a 2 de outubro, três pessoas foram encaminhadas à delegacia para registro de ocorrência. Além disso, dois infratores foram levados ao aterro sanitário para realizar o descarte correto de lixo ou entulho.
Número de notificações geradas nas secretarias no momento da abordagem:
SEDUR - 7
SESP - 10
SEMMAM - 11
SMT - 18
Em muitos casos, houve apreensão do veículo, emissão de notificação ao proprietário e aplicação de multa.
Na tarde desta quarta-feira (2), uma nova ocorrência foi registrada pelas câmeras de videomonitoramento no local, quando um grupo de mulheres estacionou próximo ao CSU, abriu o capô do carro e descartou lixo irregularmente. A placa do veículo foi identificada, e uma notificação foi enviada ao proprietário.
Sobre os números apresentados no balanço da operação, o secretário de Prevenção à Violência (SEPREV), Saulo Figueiredo, destaca que a fiscalização está sendo intensificada. “O objetivo é coibir e punir quem insiste em descartar lixo e entulho de maneira irregular nas imediações do CSU. Os nossos esforços permanecem firmes ao longo deste mês de outubro, com o objetivo de garantir a preservação do espaço público e a conscientização da população sobre a importância do descarte correto”.
Mín. 21° Máx. 38°