A Escola Municipal Faustino Dias Lima está em fase final de ampliação, com um aumento significativo em sua capacidade de atendimento e infraestrutura. A obra da Prefeitura de Feira de Santana chegou a mais de 90% de conclusão. A escola passará de um espaço alugado, que acomodava cerca de 250 alunos, para um novo e moderno prédio, com capacidade de receber até 1.120 estudantes em dois turnos.
A nova escola - construída do zero - contará com 1.247,25 metros quadrados de área construída, substituindo o antigo prédio improvisado de 300 metros. O novo edifício foi pensado para dispor de todos os ambientes necessários para uma educação de qualidade, incluindo secretaria, diretoria e salas de aula amplas, além de laboratórios de robótica, ciências e matemática.
Esses espaços modernos atenderão prioritariamente alunos do 6º ao 9º ano, respondendo à carência de vagas para essa faixa etária na região. São 16 salas de aula, auditório, biblioteca, sala multiuso, sala de recursos, secretaria, sala dos professores, diretoria, sanitário para a diretoria, sanitário para professores, cozinha, refeitório, despensa, Depósito de Material de Limpeza, área de serviço, sanitário de serviço, pátio coberto, sanitários masculinos, femininos e para pessoas com deficiência (PCD).
Com o novo projeto, a escola também implementará um sistema de monitoramento em todos os seus ambientes, garantindo a segurança dos alunos e funcionários. Além disso, serão incluídas medidas de segurança adaptadas aos novos espaços, proporcionando um ambiente mais seguro e eficiente.
Segundo José Leitão, responsável pela obra, a ampliação está em fase final de acabamento, com previsão de conclusão até 15 de novembro.
"Estamos correndo com a fase de limpeza, rejuntamento de pastilhas e plantio de grama. A ampliação com certeza será finalizada dentro do prazo", explicou Leitão.
De acordo com a secretária de Educação, Anaci Paim, o investimento total de R$ 3.423.550,61. O projeto reflete o compromisso da administração pública com a educação de qualidade e a modernização dos espaços escolares.
“Estamos entregando uma escola que não apenas atende às demandas da comunidade, mas também traz inovações tecnológicas e estruturais que farão a diferença na vida de nossos alunos”, afirmou Anaci.
Mín. 20° Máx. 36°