O clima da folia tomou conta da avenida Francisco Fraga Maia na tarde deste domingo, 02 de abril, em Feira de Santana. O Esquenta Micareta, que prepara o folião para o maior carnaval fora de época do Brasil, reuniu milhares de pessoas, de variadas idades, para celebrar o retorno da festa, após três anos de suspensão por conta da pandemia de Covid-19.
O Esquenta Micareta, que historicamente era realizado na rua São Domingos, este ano aconteceu em novo local. O Secretário de Cultura Esporte e Lazer de Feira de Santana, Jairo Carneiro Filho, contou que a mudança para a avenida Fraga Maia foi positiva.
“É um novo momento. Mudança de local traz essa expectativa para todos que fazem parte da festa e estamos verificando, de forma presencial, um domingo ensolarado de lazer, onde você tem mais espaço na avenida. Vemos aqui famílias, crianças e idosos. Um momento muito bacana. Aqui nós temos uma área arborizada, muito mais larga que a São Domingos e isso deixa o ambiente muito mais confortável”, afirmou.
“A gente precisa fazer da Micareta uma festa diurna. Houve uma época em que os clubes de Feira de Santana faziam a Micareta de dia e já não temos mais isso. Tá na hora da gente ocupar esse espaço. O carnaval mostrou que a festa de dia é melhor”, explicou o prefeito Colbert Martins Filho, ao destacar o sucesso do Esquenta.
Logo no início da tarde, às 13h, a primeira atração do dia, o Rixô Elétrico, passou pela avenida, com músicas de antigos carnavais. Outros grupos da cidade também se apresentaram, como o Bando das Baraúnas, a Pandeirada Tambores Urbanos, o bloco Mistura Publicitária e a Sociedade Filarmônica.
Há 23 anos curtindo Micaretas, a promotora de vendas Daiane Lima, moradora da região da Fraga Maia, comemorou a realização da festa. “Maravilhoso. Na esquina da minha casa. Aqui é espaçoso, fica todo mundo em casa. Este é um evento que faz a gente reencontrar os amigos. Curto micareta desde os 16 anos e gostei muito da grade de atrações da Micareta deste ano”, disse.
Fotos: Arivaldo Publio
Mín. 21° Máx. 37°