Com o objetivo de qualificar e inserir jovens no mercado de trabalho, o programa Jovem Aprendiz Feirense, lançado em 2023, oferece oportunidades para estudantes da rede municipal de ensino de Feira de Santana. A iniciativa, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e em parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), ampliou sua capacidade neste ano, passando de 600 para 1.000 vagas.
Brunna de Araújo Silva, de 14 anos, é uma dessas estudantes que concilia os estudos na Escola Municipal Adelice Cavalcante com o trabalho na Escola Municipal Eurides Franco Lacerda Conceição.
Segundo a jovem, a experiência é muito boa, pois, além de oferecer um aprendizado significativo, é uma preparação para o mercado de trabalho. Ela menciona que ganha experiências tanto em atendimento ao público quanto no ambiente pedagógico, e que o aprendizado diário faz tudo valer a pena.
“Não tem só uma coisa pra destacar, todas as etapas são de importante aprendizado e não dá pra escolher só uma área. Todo o programa vale a pena”, considera a estudante.
Segundo Scheila Velucia Bomfim, vice-diretora da E.M. Eurides Franco Lacerda Conceição, o programa só trouxe benefícios, tanto para a instituição quanto para os inscritos do projeto. Essa troca entre os aprendizes e a escola beneficia a todos.
"Os jovens aprendizes aqui na escola desempenham um papel muito importante. Eles realmente somam, ajudando a manter o bem-estar das crianças e dando apoio na secretaria. Também atuam na monitoria, acompanhando as crianças durante o intervalo. Sempre que têm alguma dúvida, eles nos procuram, e estamos sempre à disposição para ajustar os horários, quando necessário. Então, eles só vieram para contribuir e ajudar no bom funcionamento da escola," concluiu.
O programa é direcionado a jovens de 14 a 21 anos, com renda familiar de até dois salários mínimos per capita, e que estejam matriculados no Ensino Fundamental ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entre os benefícios oferecidos estão salário mínimo/hora, décimo terceiro, férias remuneradas, vale-transporte, seguro de vida, uniforme e crachá. Com carga horária de 20 horas semanais, os estudantes conciliam a rotina de trabalho com as aulas, uma exigência obrigatória para a permanência no programa.
Mín. 20° Máx. 36°