Na manhã desta terça-feira (5), agentes da Guarda Municipal de Feira de Santana participaram de uma palestra sobre saúde mental, qualidade de vida no trabalho e prevenção ao câncer de próstata em alusão ao "Novembro Azul". O evento ocorreu no auditório da Faculdade Anhanguera e faz parte do projeto "Cuidando de Quem Cuida".
A palestra foi conduzida pelo professor de fisioterapia, Leonardo Sapucaia, que abordou temas como alimentação saudável, controle do estresse e inteligência emocional. Ele reforçou durante o encontro que, embora o ambiente de trabalho traga impacto na qualidade de vida, o cuidado com a saúde é responsabilidade de cada um.
“Apesar das dificuldades e do estresse que fazem parte do trabalho na Guarda, a atitude do indivíduo é fundamental. Quanto mais o profissional conhece sobre a própria saúde, melhor ele consegue lidar com a rotina e até interagir com a população”, explicou.
Leonardo também reforçou a importância da campanha “Novembro Azul” na palestra. “Abordei sobre o Novembro Azul pelo fato de estarmos na campanha e termos, na plateia, um público majoritariamente masculino. Lembramos sobre a importância dos exames de rotina, especialmente para a prevenção do câncer de próstata. Este é um período alusivo, mas o mais importante é ter consciência do cuidado com a própria saúde”, pontua.
O comandante da corporação, Marcos Vinícius Dantas, ressalta a importância da iniciativa. “Esse é um momento de reflexão. A saúde mental precisa ser cuidada o ano inteiro, e o Novembro Azul nos lembra disso, especialmente sobre o câncer de próstata. Nossa profissão é desafiadora e encontros como este ajudam a gente a se reavaliar, tanto pessoal quanto profissionalmente, além de nos prepararmos para oferecer um serviço melhor à sociedade”, comentou Dantas.
A agente Michelle Tainan Dias elogiou a palestra, destacando o impacto positivo da discussão sobre autocuidado. “A palestra foi muito edificante. Deixou claro sobre a importância de cuidarmos da nossa saúde física e psicológica, pois reverbera no nosso trabalho”, afirmou Michelle.
O evento foi encerrado com um coffee break e dinâmicas em grupo para promover a integração entre os guardas, que frequentemente atuam em turnos diferentes. Para o comandante Dantas, momentos como esse “fortalecem o espírito de equipe e incentivam o autocuidado”.
Mín. 20° Máx. 36°